Rússia acusa Ucrânia de novos bombardeios ao entorno de Zaporizhzhia
Declaração acontece poucas horas antes da publicação de um relatório de segurança da usina
O ministério da Defesa da Rússia acusou, nesta 3ª feira (6.set), o exército ucraniano de lançar novos bombardeios ao entorno da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. Segundo a pasta, foram registrados 15 disparos contra a infraestrutura, sendo que uma das artilharias explodiu perto dos tanques de armazenamento de água.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração acontece poucas horas antes da publicação de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que deve abordar a radioatividade e a segurança nuclear da usina. Isso porque, nas últimas semanas, diversos bombardeios foram registrados no entorno da infraestrutura, colocando em risco o funcionamento da maior usina nuclear da Europa.
+ Chefe da AIEA diz que usina nuclear de Zaporizhzhia foi violada
Na 2ª feira (5.set), a AIEA informou que dois dos seis agentes ficaram hospedados na usina para manter a presença contínua da equipe no local. Após a divulgação do relatório, os integrantes da agência devem se reunir com o Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a continuidade da missão de segurança na cidade ucraniana.