Após conquistar Luhansk, Rússia intensifica ofensiva no leste da Ucrânia
Exército de Moscou procura se aproximar da província Donetsk, na região de Donbass
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou, nesta 2ª feira (4.jul), que as forças militares na Ucrânia intensifiquem a ofensiva no leste do país. A decisão acontece cerca de um dia após Moscou anunciar a ocupação total da província de Luhansk, uma das duas regiões separatistas de Donbass.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em conversa com o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, Putin disse que as tropas que integraram a conquista de Luhansk devem "descansar e recuperar as capacidades de combate". Posteriormente, os soldados "devem executar as missões de acordo com os planos previamente aprovados".
A busca pelo leste ucraniano acontece após uma tentativa frustrada de capturar Kiev, capital, no estágio inicial da invasão. A ocupação de Luhansk acontece poucos dias após as forças russas assumiram o controle da cidade de Severodonetsk, bem como da vizinha, Lysychansk. Com isso, o exército de Moscou se aproxima da província Donetsk.
+ Papa volta a pedir paz na Ucrânia e diz que pretende visitar Moscou
+ Desfecho para guerra na Ucrânia pode estar longe, avalia especialista
Em pronunciamento nesta manhã, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reforçou que as tropas locais não podem baixar as armas, senão o estado e os cidadãos ucranianos desaparecerão. "A Rússia escolheu o caminho da guerra, a Ucrânia está lutando pelo caminho da paz", disse.