Rússia destrói última ponte e isola forças ucranianas em Sievierodonetsk
Mais de 80% da cidade é controlada pelo exército russo; civis estão abrigados em uma fábrica de produtos químicos da região
Mais de 80% de Sievierodonetsk é controlada pelas forças russas, relevou o governador de Lugansk, Serhiy Haidai, nesta 3ªfeira (14.jun). A maioria das pontes que dão acesso ao local foram destruídas, de forma que o exército ucraniano e civis estão cercados na região.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Haidai relatou que o exército russo está seguindo o método de terra arrasada, assim como fez em Mariupol, também no leste, e já destruiu grande parte da infraestrutura. Cerca de 12 mil pessoas permanecem na cidade.
Ao menos 500 civis se abrigam na fábrica de produtos químicos Azot, que também está sendo implacavelmente atacada pelos russos, segundo Haidai.
Dia após dia, a Rússia está atacando a região de Donbass, no leste ucraniano, com artilharia pesada e ataques aéreos, fazendo um progresso lento, mas constante, para conquistar o coração industrial de seu vizinho.
Com o conflito agora em seu quarto mês, é uma campanha de alto risco que pode ditar o curso de toda a guerra.
Se a Rússia prevalecer na batalha de Donbass, isso significará que a Ucrânia perderá não apenas terras, mas talvez a maior parte de suas forças militares mais capazes -- já acostumados com o conflito contra separatistas da região -- abrindo caminho para Moscou conquistar mais território e ditar seus termos a Kiev.
* Com informações da Associated Press