Xangai vai punir quem furar lockdown
25 milhões de habitantes estão confinados e enfrentam regras rígidas de confinamento para diminuir onda de novos casos
A cidade de Xangai alertou que irá punir qualquer pessoa que viole as regras do confinamento impostas para combater a onda de casos positivos que assola o centro financeiro e comercial da China desde março. Nos últimos 12 dias, o número de novos casos bateu recordes diários.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo boletim divulgado pelo governo local, Xangai registrou 25.141 novos casos de coronavírus assintomáticos transmitidos localmente na 3ªfeira (12.abr), acima dos 22.348 do dia anterior, com casos sintomáticos também subindo para 1.189 de 994.
A China tem uma política de "zero-covid", o que levou a cidade de mais de 25 milhões de habitantes a declarar lockdown total. A longa duração do confinamento tem levado muitos moradores ao limite, com denúncias de pessoas gritando das janelas de sua casa por ajuda.
Ao detalhar as novas restrições, divulgadas nesta 4ªfeira (13.abr), o departamento de polícia pediu que os moradores "combatam a epidemia e trabalhem juntos para uma vitória antecipada", também alertou: "aqueles que violarem as disposições desta notificação serão tratados em estrita conformidade com a lei pelos órgãos de segurança pública. Se constituir um crime, serão investigados de acordo com a lei".