Guerra na Ucrânia pode aumentar preços de carros e escassez de peças
Maiores preocupações estão no fornecimento de metais e fiação elétrica
Além da alta nos combustíveis, a guerra entre Ucrânia e Rússia pode aumentar ainda mais o preço dos automóveis e a escassez de peças no mercado global. Antes da guerra, por exemplo, a empresa S&P Global Mobility previu que as montadoras globais construiriam 84 milhões de veículos este ano e 91 milhões no próximo ano. Agora a entidade prevê a produção de 82 milhões em 2022 e 88 milhões no próximo ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A princípio, as dificuldades de importações devem se manifestar na Europa. No entanto, caso as exportações russas de metais forem cortadas, os danos chegarão a afetar o mercado norte-americano. Entre as preocupações também está a escassez de fiação elétrica de importância crítica, feita na Ucrânia, que atualmente está subitamente fora de alcance.
+ Presidente dos EUA pede que Putin seja julgado por crimes de guerra
Para driblar as dificuldades, a BMW está tentando contato com fornecedores ucranianos e está lançando uma rede mais ampla para peças. O mesmo acontece com as marcas Mercedes e Volkswagen, que já estão registrando atraso nas produções e procurando fontes alternativas para peças.
Leia também
+ Chefe de direitos humanos da ONU pede investigação sobre mortos na Ucrânia
+ Rússia enfrenta falta de medicamentos após sanções