Polícia prende chefe de quadrilha responsável por mega-assaltos no país
Batizado de "novo cangaço", grupo executou ataques violentos em Criciúma (SC) e Araçatuba (SP)
SBT Brasil
Uma operação conjunta entre as polícias de São Paulo e Santa Catarina prendeu, nesta 5ª feira (17.mar), em Taboão da Serra, na Grande SP, o homem apontado como um dos principais ladrões de bancos do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Paulo Marcelo Vasado, de 49 anos, já responde a 47 inquéritos policiais e, segundo os investigadores catarinenses, era o chefe da quadrilha responsável por planejar um mega-assalto na região de Araquari, em Santa Catarina. No mês de janeiro, a polícia local se antecipou e descobriu um depósito com mais de 130 quilos de explosivos.
"Nós temos convicção que seria uma outra ação criminosa dessa proporção e, com essa violência toda, pode ser evitada através do trabalho da polícia civil de Santa Catarina em conjunto com a polícia civil de São Paulo", afirmou Anselmo Cruz, delegado responsável pelas apurações do lado catarinense.
Com o chefe da quadrilha foram encontrados um fuzil, capacete, colete à prova de balas e roupas usadas em ataques a bancos e transportadoras de valores. Paulo Marcelo estava foragido desde 2018, depois de escapar da prisão em suas últimas seis passagens pelo sistema carcerário. Em três delas, o bandido foi resgatado por parceiros em ataques violentos.
"Ele registrou resgates em hospitais, durante cirurgias. Ele é um sujeito que, nessas situações que ele passou, ele já foi baleado, já teve bolsa de colostomia e, mesmo assim, ele foi resgatado da prisão", contou o delegado paulista, Pedro Ivo Correa.
O criminoso permanecerá temporariamente preso em São Paulo, enquanto a polícia de Santa Catarina compara o material genético dele com amostras coletadas em grandes roubos a bancos no estado. "Se descobriu uma conexão com aquela ação de agosto do ano passado, na cidade de Araçatuba, e as investigações continuam para identificar todo grupo responsável", informou o delegado Anselmo Cruz.
Depois de episódios como os mega-assaltos em Criciúma (SC) e Araçatuba (SP), as ações do bando, que ficaram conhecidas como "novo cangaço", devido à sua extrema violência.
Leia também:
+ Irmãos são encontrados após 26 dias desaparecidos em floresta do Amazonas