Reações à vacina contra covid somam 0,22% das doses aplicadas na UE
Pesquisa da Agência Europeia de Medicamentos analisou os imunizantes da Moderna e Pfizer
Um levantamento feito pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) revelou que das 735 milhões de doses aplicadas da vacina contra a covid-19 na União Europeia, 646 mil casos apresentaram reações adversas. O número representa 0,22% do total.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Das duas vacinas analisadas, o imunizante desenvolvido pela farmacêutica Moderna representou 0,12% das reações notificadas, totalizando 124.410 casos. Já no caso da vacina da Pfizer, houve 522.530 ocorrências de efeitos secundários, representando 0,10% das doses aplicadas.
Para a agência europeia, estes números revelam que "as vacinas anticovid autorizadas na União Europeia são seguras e eficazes", uma vez que "graves problemas de segurança são extremamente raros". A entidade informou ainda que muitos dos casos suspeitos podem ter sido por conta de problemas de saúde não relacionados à vacinação.
+ Variante ômicron representa 97% dos casos de covid no Brasil
Até o momento, 69,7% da população da UE está com o ciclo vacinal completo contra a covid-19, enquanto 181 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço do imunizante.