60 pessoas recebem vacina errada em UBS de Minas Gerais
Vítimas seriam vacinadas contra a covid-19, mas receberam a pentavalente
Uma UBS no bairro Santa Cruz, em Juiz de Fora, Minas Gerais, aplicou a vacina errada em 60 pessoas na última 5ª feira (06.jan). O grupo deveria receber o imunizante contra a covid-19, e acabou sendo vacinado com doses da pentavalente, que garan proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A secretaria de saúde informou que entrou em contato com todas as vítimas assim que identificou o erro e solicitou que elas retornem para a unidade e recebam a vacina correta.
Para o infectologista Mario Novaes, não há problema em tomar a dose da vacina contra a covid-19 logo após da pentavalente. "Aquele intervalo de 14 dias que a gente aguardava entre vacina de covid e qualquer outra, foi no começo da aplicação, porque a gente não sabia o efeito que ela podia dar. Não ocorreram reações extremamente sérias na maioria das aplicações, então não existe mais esse intervalo".
Esse é o segundo problema envolvendo vacinas nesta semana em Juiz de Fora. Na 2ª feira (03.jan), uma servidora da UBS do bairro Santa Luzia foi afastada após aplicar seringa vazia em uma mulher. A secretaria de saúde confirmou o erro na aplicação e vacinou a vítima com a 2ª dose da Janssen. De acordo com a prefeitura, foram abertos processos administrativos para investigar os dois casos.
Leia também: