Facebook vai encerrar sistema de reconhecimento facial
Rede social informou que decisão é decorrente de "crescentes preocupações sobre o uso dessa tecnologia"
O Facebook anunciou, nesta 3ª feira (2.nov), que irá desativar o sistema de reconhecimento facial utilizado pela plataforma para identificar usuários automaticamente em fotos e vídeos. A decisão foi tomada em meio a "crescentes preocupações sobre o uso dessa tecnologia como um todo", informou o vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, Jerome Pesenti, em blog.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Existem muitas preocupações sobre a posição da tecnologia do reconhecimento facial na sociedade, e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso. Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos", explicou Pesenti, ao especificar como essa mudança irá afetar o atual funcionamento da rede social.
Os usuários não terão mais o sistema de texto alternativo automático, que usa inteligência artificial para descrever imagens para cegos e deficientes visuais. As pessoas também não serão mais notificadas quando alguem publicar uma foto onde o rosto dela foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial. A tecnologia, no entanto, continuará sendo usada para verificação de identidade, no intuito de evitar fraudes e falsidade ideológica, por exemplo.
De acordo com a empresa, esse movimento representará uma das maiores mudanças no uso do reconhecimento facial na história da tecnologia. Mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook optaram pela configuração de reconhecimento facial.