Meninos têm 6 vezes mais chances de ter problemas do coração após covid
Estudo avaliou meninos de 12 a 17 anos que receberam duas doses de vacina contra a doença
Os jovens de sexo masculino tem seis vezes mais probabilidade de sofrer um problema cardíaco devido a vacina do que ser hospitalizado em razão dos sintomas da Covid-19, apontou um estudo divulgado pela Universidade da Califórnia nesta 5ª feira (9.set)
Os pesquisadores buscaram informações junto a pacientes de covid-19 entre 12 e 17 anos em uma Rede de Pesquisa que reúne 48 organizações de saúde entre 1º de abril de 2020 a 31 de março de 2021.
O estudo mostrou que para meninos de 12 a 15 anos sem comorbidades médicas recebendo a segunda dose de vacinação de mRNA, a taxa de doenças no coração é 3,7 a 6,1 vezes maior do que o risco de hospitalização por Covid-19 e 2,6 a 4,3 vezes maior em momentos de alto índice de hospitalização semanal. Para meninos de 16 a 17 anos sem comorbidades médicas, a taxa atual é de 2,1 a 3,5 vezes maior do que o risco de hospitalização de 120 dias, e 1,5 a 2,5 vezes maior em períodos de alta internação semanal.
De acordo com a pesquisa, os benefícios da vacinação superam os riscos de problemas no coração em todas as faixas etárias a partir dos 12 anos.
A pesquisa alerta que com variantes mais infecciosas e a volta às aulas, os resultados ajudam a entender melhor a doença. Os professores afirmam que o conteúdo do estudo é "apenas responsabilidade dos autores e nao representam opiniões oficiais".