Publicidade
Jornalismo

Vacina da UFRJ contra covid é desenvolvida para combater variantes

Testes em humanos devem começar em novembro; imunizante teve bons resultados em animais

Imagem da noticia Vacina da UFRJ contra covid é desenvolvida para combater variantes
O doutorando Federico Marsili trabalha com biorreator onde o IFA da UFRJvac é produzido | Foto: Coppe/UFRJ
• Atualizado em
Publicidade

A UFRJVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, deve avançar para a fase de testes clínicos em humanos no último bimestre deste ano. A expectativa da coordenadora da pesquisa, professora Leda Castilho é que os testes comecem em novembro.  "Até outubro, vamos complementar com mais dados pré-clínicos (aqueles em animais) e vamos discutir outros resultados. Quando estiver completo, a Anvisa pode tomar a decisão. Esperamos fazer testes em humanos em novembro", afirma a pesquisadora.

O imunizante da UFRJ está sendo desenvolvido para combater as variantes do coronavírus como a Delta, Gama e Beta.

"A UFRJvac, em vez de injetar um RNAm ou um vetor viral contendo a sequência para produção da proteína dentro do organismo, fizemos isso dentro de uma célula no laboratório. Essa célula passou a produzir a proteína S e, hoje em dia, é cultivada em grandes biorreatores, para que ela produza grande quantidade da proteína. Então, no caso da nossa pesquisa, a vacina já contém a proteína pronta", destaca Castilho.

A coordenadora diz ainda que mais de 150 páginas de resultados referentes à produção e ao controle de qualidade foram submetidas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apreciação. "Ainda estamos numa fase inicial, relatando resultados que mostram que o imunizante induz, de forma intensa, a produção de anticorpos em animais", diz Castilho. "Até outubro, vamos complementar com mais dados pré-clínicos (aqueles em animais) e vamos discutir outros resultados. Quando estiver completo, a Anvisa pode tomar a decisão", concluiu.

A UFRJVac deverá fazer a pesquisa em humanos com a participação de mil voluntários acima de 18 anos já vacinados e que não tiveram covid-19.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade