Projeto "Carta de Mulheres" ajuda vítimas de violência doméstica em SP
Criado pelo Tribunal de Justiça, o programa tem o objetivo de levar informações e orientações para as vítimas
Projeto "Carta de Mulheres" ajuda vítimas de violência doméstica em SP
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
O Tribunal de Justiça de São Paulo criou um projeto chamado "Carta de Mulheres", com o intuito de ajudar vítimas de violência doméstica. Com o objetivo de levar informações e orientações às mulheres, o projeto consiste em um formulário, que pode ser preenchido por pessoas que se sintam em uma situação de abuso e através das informações dadas. Uma equipe especializada irá se inteirar do caso e poderá responder de forma individual, com orientações.
Toda a equipe orientadora é formada por profissionais que trabalham na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp).
Nas respostas são informados os locais de atendimento adequado, como casas de acolhimento, delegacias, Defensoria Pública, Ministério Público e outros programas de auxílio em ONGs. Cada resposta considerará a situação das mulheres de acordo com o formulário, seja de violência física, psicológica ou patrimonial.
No "Carta de Mulheres", também é explicado as possibilidades futuras, como os desdobramentos em casos de denúncia e tipos de medidas protetivas que existem.
O sigilo é garantido e a equipe especial atende todo o Estado de São Paulo. O único passo é fornecer as informações pessoais no formulário e o endereço também, para que os locais indicados sejam próximos da casa da vítima.
O programa não irá denunciar os casos para órgãos de autoridade ou Justiça. Caso a mulher queira denunciar, ela pode procurar os locais que serão indicados pela Comesp.