Publicidade
Jornalismo

Câmara aprova decreto de calamidade pública enviado pelo Governo

A medida, que autoriza a União a elevar os gastos públicos, para lidar com a crise do novo coronavírus, ainda precisa ser votada pelo Senado

Imagem da noticia Câmara aprova decreto de calamidade pública enviado pelo Governo
Câmara aprova decreto de calamidade pública enviado pelo Governo
• Atualizado em
Publicidade
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (18), o decreto enviado pelo Governo Federal, que pede o reconhecimento do estado de calamidade pública no país, em razão do avanço do novo coronavírus.

O projeto, agora, segue para apreciação no Senado. Se aprovada, a medida deve vigorar até 31 de dezembro. Segundo o secretário-geral da Casa, Luiz Fernando Bandeira, o texto deverá ser votado mesmo sem a presença dos senadores, em sessão virtual na próxima segunda (23).

Em nota, divulgada nesta terça-feira (17), pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, o Planalto explica que, de acordo com o artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, a declaração de calamidade pública dispensaria o Governo de atingir a meta fiscal deste ano que, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, admite um déficit de até R$124,1 bilhões nas contas públicas. 

Além disso, o decreto também permitiria que o governo elevasse os gastos públicos na área da saúde, em ações para o enfrentamento da Covid-19, e da economia, para frear o impacto do vírus no setor.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade