Provão Paulista: estudantes do 3º ano do Ensino Médio iniciam exame nesta quarta (30)
Estão em disputa 15,3 mil vagas nas principais instituições públicas de ensino superior de São Paulo
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo realizam, a partir desta quarta-feira (30), a segunda edição do Provão Paulista. Os exames, que podem resultar em vagas nas principais instituições públicas de ensino superior do estado, serão aplicados na própria unidade onde os alunos estudam, às 8h.
+ Enem 2024 acontece neste domingo (3); veja o que você precisa saber sobre o exame
No primeiro dia, serão aplicadas provas de linguagens e suas tecnologias (português e inglês) e ciências da natureza (física, química e biologia), além de uma redação. Já no segundo dia, na quinta-feira (31), os exames englobarão questões sobre matemática e ciências humanas e sociais (história, geografia, sociologia e filosofia).
A prova terá duração de 5 horas no primeiro dia, por conta do tempo destinado à redação, e quatro horas no segundo dia. Para que o exame tenha validade, o aluno deve permanecer na sala de aula por pelo menos duas horas.
Ao todo, estão em disputa 15.390 vagas em universidades públicas do estado, sendo 1.500 para a Universidade de São Paulo (USP), 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e 2.631 para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Outras 10 mil vagas serão ofertadas nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
Nota cumulativa
Por ser um processo seriado, as notas conquistadas ao longo dos anos terão pesos crescentes. Para alunos matriculados no 3º ano, o cálculo é feito a partir do somatório da pontuação do 2º ano (em 2023) mais a da prova aplicada neste ano. É obrigatória a participação na edição passada para fazer a nova prova.
“Cada instituição de ensino superior conveniada publicará a instrução normativa para definir o processo de matrícula e o ingresso do estudante em cada faculdade”, explicou o governo paulista. Segundo a gestão, o resultado do Provão Paulista e a primeira chamada para os futuros universitários estão previstos para o dia 20 de janeiro de 2025.
Tire outras dúvidas sobre o Provão Paulista
- O que preciso levar no dia da prova?
Um documento oficial com foto (não pode ser xerox e, se for digital, deve ser apresentado no aplicativo oficial da documentação), caneta preta ou azul de corpo transparente. Pode levar lápis e borracha para os rascunhos durante a prova, mas a folha de respostas deve ser preenchida com caneta.
- Posso comer durante a prova?
Pode, mas atente-se para levar lanches simples, que não atrapalhem a concentração dos demais estudantes. É melhor levar uma maçã ou uma banana, por exemplo, do que uma mexerica, que tem um cheiro mais marcante. Água, sucos e refrigerantes em embalagens individuais também estão liberados.
- Quanto vale a prova?
No ano passado, a prova da 2ª série do Ensino Médio tinha peso de 30%. A prova de múltipla escolha deste ano tem peso de 50% e a redação, de 20%.
- Estou concorrendo a quantas vagas no ensino superior?
O Provão Paulista vai disponibilizar 15.390 vagas no ensino superior.
- Até quando posso escolher os cursos?
Até o dia 29 de novembro, mas tente não deixar para a última hora. Se você mudar de ideia, pode fazer alterações no sistema até esta data. Importante: atente-se ao horário de aulas e à localidade do campus de sua escolha.
- Se eu zerar alguma matéria no Provão, serei eliminado do processo seletivo?
Não será eliminado, porém a USP, Unesp e Unicamp determinam uma quantidade mínima de acertos nas provas.
- Se eu passar na minha primeira e na segunda opção de cursos, posso escolher entre elas?
Cada estudante será aprovado para apenas uma vaga a cada chamada. Se eventualmente um aluno é convocado na primeira chamada para a sua segunda opção de curso, ele pode registrar a matrícula e informar à universidade que está aguardando a segunda chamada.
- É obrigatório fazer o Provão Paulista?
A participação não é obrigatória, mas o Provão Paulista ajuda alunos do Ensino Médio a conquistarem uma vaga em universidades e faculdades públicas do estado. Além disso, o Provão Paulista avalia a qualidade da educação na rede estadual -- essencial para que a Seduc-SP determine políticas públicas para os próximos anos.