EUA anunciam novas regras que dificultam acesso aos Green Cards
Estimativa é que mais da metade dos pedido para vistos de residência permanente de imigrantes sejam inviabilizados
SBT News
Os Estados Unidos anunciaram nessa segunda-feira (12), novas regras que devem dificultar a concessão de vistos de residência permanente aos imigrantes, também conhecidos como "green cards". As novas regras vão começar a valer em outubro, o documento publicado no site do Departamento de Segurança Interna explica que o governo americano não irá ajustar o status de imigrantes que vivem legalmente no país, e são considerados "encargo público", ou seja, imigrantes com visto de trabalho ou casados com americanos, mas que não possuem renda suficiente para se sustentar, perderão o acesso ao visto.
O governo americano justifica as novas medidas com o argumento de que se os imigrantes não podem se sustentar sozinhos, acabam dependendo de benefícios sociais, e geram gastos aos cofres públicos. A estimativa é que a nova regra inviabilize mais da metade dos pedidos de visto de residência, baseados em laços familiares. Muitos afirmam que como fator de renda passará a ser determinante para conseguir o green card, os mais pobres serão desfavorecidos.
Além do fator renda, agentes de imigração também poderão negar o visto se baseando em dados como educação e estado de saúde. O diretor do serviço nacional de imigração defendeu que as novas regras estão dentro da administração Trump, e cumprindo a lei. O representante ressaltou as recentes prisões de imigrantes ilegais no Mississipi, e diz que novas ações semelhantes acontecerão em breve.
Por enquanto, as novas regras não interferem nos vistos de turismo e trabalho.