Ucrânia pode iniciar negociações de adesão à UE este ano, diz Zelensky
Presidente deu declaração após reunião com diplomatas do bloco europeu em Kiev
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta 3ª feira (3.out), que as negociações para o ingresso do país à União Europeia (UE) podem começar ainda este ano. A declaração foi dada após reunião com diplomatas do bloco europeu em Kiev. O ministro dos Negócios Estrangeiros da UE, Josep Borrell, também estava presente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nosso principal objetivo de integração é martelar uma decisão este ano para iniciar as negociações de adesão. E hoje ouvi mais uma vez nas reuniões e negociações que isso é absolutamente possível", disse Zelensky. Segundo o líder, é apenas "uma questão de tempo" até que a Ucrânia faça parte da União Europeia.
O desejo da Ucrânia de entrar no bloco europeu se intensificou com a invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022. Desde a data, o grupo vem demonstrando apoio à soberania de Kiev, auxiliando nas manobras de defesa com o envio de pacotes militares. Na reunião desta semana, a UE voltou a reforçar o "compromisso claro" com o país.
+ Ucrânia planeja construir escola subterrânea para proteger alunos de bombardeios
Pelas redes sociais, Borrell informou que o próximo Conselho de Associação UE-Ucrânia deve acontecer no dia 1º de dezembro. O último encontro aconteceu em fevereiro deste ano, quando as autoridades discutiram, além da adesão de Kiev ao bloco, medidas de apoio financeiro e militar em meio à guerra com a Rússia.