Agência Atômica encontra minas explosivas no entorno da usina de Zaporizhzhia
Equipes não identificaram perigo inicial, mas reforçaram que cenário no local é extremamente vulnerável
Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encontraram minas explosivas no entorno da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. Segundo o diretor-geral da entidade, Rafael Grossi, a descoberta aconteceu no último domingo (23.jul), quando a equipe estava fazendo uma caminhada de segurança pelo local.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Ter esses explosivos no local é inconsistente com os padrões de segurança da AIEA e as orientações de segurança nuclear, além de criar pressão psicológica adicional sobre o pessoal da usina. A avaliação inicial, no entanto, mostra que qualquer detonação dessas minas não deve afetar os sistemas de segurança nuclear", disse Grossi.
Apesar de ainda não apresentar risco, o diretor-geral voltou a enfatizar que o cenário da usina, hoje ocupada por forças russas, é classificado como "extremamente vulnerável". Isso porque, além das minas, a infraestrutura continua enfrentando quedas constantes de energia, o que acaba forçando os geradores de emergência.
+ EUA criticam Ucrânia por realizar ataques em território russo
Com o temor de um acidente nuclear, a AIEA vem aumentando os pedidos para que seja instalada uma zona de proteção ao entorno da usina. Em declaração anterior, Grossi disse já ter conversado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que concordou com o plano de segurança. O desafio, agora, é convencer o líder russo, Vladimir Putin.