Grupo finlandês cancela construção de usina nuclear com estatal russa
Empresa mencionou "atrasos significativos" no investimento de aproximadamente 7 bilhões de euros
A empresa de energia nuclear finlandesa Fennovoima anunciou nesta 2ªfeira (2.mai) que anulou o contrato de entrega da usina nuclear Hanhikivi 1 com o grupo estatal russo Rosatom. Uma vez em operação, a usina iria produzir aproximadamente um décimo da necessidade de eletricidade da Finlândia e teve um investimento doméstico de aproximadamente 2 bilhões de euros.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Em comunicado, a Fennovoima mencionou atrasos significativos e incapacidade de entrega do projeto pelo grupo russo. Segundo o grupo finlandês, a guerra na Ucrânia só "agravou os riscos para o projeto".
"Infelizmente, estima-se que a rescisão do contrato tenha um impacto significativo nos funcionários da Fennovoima e também nas empresas da cadeia de suprimentos e na região de Pyhäjoki (onde a usina seria construída). Nosso principal objetivo é apoiar nossos funcionários, mantendo-os informados e trabalhando em estreita cooperação com nossos funcionários e seus representantes. Além disso, focamos na preservação do local", afirmou o presidente da companhia, Joachim Specht.
A usina nuclear de Hanhikivi 1 seria construída na península de Hanhikivi, em Pyhäjoki, no norte da Finlândia, e era um dos maiores investimentos individuais no país.
Em nota também divulgada nesta 2ªfeira (2.mai), a companhia estatal russa Rosatom classificou as razões por trás da decisão como "completamente inexplicáveis" e afirmou seguir "rigorosamente" o princípio do cumprimento incondicional de suas obrigações.