Governo da Ucrânia cria programa para auxiliar crianças durante guerra
Plataforma online é destinada para organizações e famílias que aceitem abrigar os menores temporariamente
SBT News
O governo da Ucrânia anunciou, nesta 2ª feira (7.mar), a criação do programa "Criança não está sozinha" para auxiliar os menores de idade durante a invasão russa ao país. A iniciativa, segundo a presidência, foi organizada em conjunto com o ministério da Política Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
+ Diário da Guerra 11: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A guerra pode separar pais e filhos, colocar famílias em crise e, devido às hostilidades, as crianças podem encontrar-se longe dos pais ou em situações de crise. Nossa tarefa comum é ajudá-los", afirmou o governo, em nota.
O programa pode ser acessado pela internet e deve atender crianças ucranianas perdidas ou em casos de famílias que decidam abrigar temporariamente os menores de idade até a situação de conflito acabar. A plataforma também pode ser acessada para incluir dados de organizações não governamentais que promovam auxílio para crianças.
No último domingo (6.mar), o ministério do Interior da Eslováquia confirmou a chegada de um menino de 11 anos, que cruzou a fronteira do país sozinho. O garoto viajou mais de 1200 km de trem da cidade de Zaporizhzhya, na Ucrânia, até a fronteira com a Eslováquia, e portava consigo apenas um saco plástico, o passaporte e um número de telefone anotado na mão.
Veja também
+ Combates na Ucrânia devem parar, afirma secretário-geral da ONU
+ Rússia boicota audiências em tribunal da ONU em caso trazido pela Ucrânia
+ Câmara dos EUA deve promulgar ajuda de US$ 10 bilhões à Ucrânia