Olimpíada: Ministério do Esporte faz post racista sobre barco do Brasil e pede desculpas
Pasta publicou chimpanzé dirigindo embarcação em referência a transporte da delegação brasileira
O Ministério do Esporte fez uma publicação racista, nesta sexta-feira (26), sobre o barco que iria transportar a delegação brasileira na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, na França.
No X (antigo Twitter), a conta oficial do Ministério postou a imagem de um chimpanzé dirigindo uma embarcação, com a legenda: "todo mundo aguardando o nosso barco" e uma bandeira do Brasil.
O conteúdo passou pouco tempo no ar, antes de ser removido. Logo depois, a pasta divulgou uma nota admitindo o erro e pedindo desculpas pelo ocorrido.
+ Chefe da ONU pede cessar-fogo durante Jogos: "Espírito da Trégua Olímpica"
"O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva", diz o comunicado.
A pasta afirmou ainda que a imagem compartilhada não é compatível com os valores defendidos pela equipe de esporte do governo federal.
+ Ataques coordenados afetam rede ferroviária de Paris antes da abertura das Olimpíadas
"Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente", acrescentou.