Governo

Lula sanciona proibição de celulares nas escolas nesta segunda-feira; entenda

Texto foi aprovado pelo Congresso em 2024 e será assinado em cerimônia no Palácio do Planalto

C
Camila Stucaluc
13/01/2025, 10:23 • Atualizado em 13/01/2025, 10:49
compartilhar
Pessoas mexendo no celular | Reprodução

Pessoas mexendo no celular | Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta segunda-feira (13), uma cerimônia para sancionar o projeto de lei que proíbe o uso de celulares e de outros aparelhos eletrônicos dentro de escolas públicas e privadas do país. O ministro da Educação, Camilo Santana, também participará do ato, marcado para começar às 15h30.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Outro que irá comparecer à cerimônia é o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor da proposta. Segundo ele, a aprovação da lei será um marco para a educação brasileira na era digital, uma vez que ajudará a elevar o desempenho dos alunos.

“A tecnologia é imprescindível para o aprendizado, mas requer um conjunto de regras para que não seja um instrumento dispersivo”, disse Moreira. “Foi uma proposta muito bem concebida e tenho certeza que está à altura do que os pais e toda a comunidade escolar esperam para nossas crianças e jovens”, acrescentou o deputado.

O projeto, já aprovado pela Câmara e pelo Senado, proíbe alunos de usarem o celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação básica, isto é, educação infantil, ensino fundamental e médio. As exceções para o uso do celular são:

  • em situações de “estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior”;
  • para garantir direitos fundamentais;
  • para fins estritamente pedagógicos, em todos os anos da educação básica; e
  • para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.

O texto determina ainda que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos, compartilhando informações sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento psíquico, incluindo o uso moderado dos celulares.

As redes de ensino ainda deverão oferecer treinamentos periódicos para detecção, prevenção e abordagem de sinais sugestivos de sofrimento mental, e efeitos danosos do uso imoderado das telas. Um espaço de escuta e acolhimento para receber alunos que estejam sofrendo por conta da proibição também deverá ser disponibilizado.

Uso excessivo de telas

O uso excessivo de celulares é um debate crescente no Brasil. Um estudo da We Are Social e Meltwater, por exemplo, mostrou que os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia nas redes sociais, como Instagram e YouTube. No caso de crianças e adolescentes, o uso é feito, muitas vezes, sem a supervisão de pais.

Segundo especialistas, o uso excessivo de telas prejudica a saúde de crianças e adolescentes, que podem desenvolver desde problemas de visão até transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Em muitos casos, também há dependência.

Em meio à preocupação, prefeitos e governadores começaram a analisar a questão. Em 2024, a cidade do Rio de Janeiro proibiu o uso de celulares nas escolas públicas da cidade, tanto dentro das salas de aula quanto no intervalo. O mesmo foi feito pelo Estado de São Paulo, que ampliou a proibição para escolas privadas.

As iniciativas também chegaram ao mundo. Neste ano, entrou em vigor na Flórida (EUA) a lei que proíbe menores de 14 anos de acessarem as redes sociais. A Austrália também sancionou uma proposta parecida, mas para menores de 16 anos.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Uruguai x Espanha fazem jogo decisivo agora; assista ao vivo

Uruguai x Espanha fazem jogo decisivo agora; assista ao vivo

Imagem da notícia: Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Imagem da notícia: Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Imagem da notícia: Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Imagem da notícia: Uruguai x Espanha fazem jogo decisivo agora; assista ao vivo

Uruguai x Espanha fazem jogo decisivo agora; assista ao vivo

Imagem da notícia: Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Quina de São João pode pagar R$ 260 milhões neste domingo

Imagem da notícia: Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade

Imagem da notícia: Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Flávio Bolsonaro minimiza crise com Michelle: página virada

Últimas notícias

Governo libera FGTS como garantia no consignado CLT

Taxa será limitada a 1,99% ao mês; trabalhador poderá comprometer parte do fundo e verbas rescisórias

Escolhido para vice, França se compara a 'Neymar no banco'

Ao SBT News, o pré-candidato a vice ao governo de SP disse que a decisão seguiu a “regra do jogo” e vê cenário com definição possível já no 1º turno

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula

Relatório enviado ao STF aponta que senador atribuiu crimes ao presidente sem apresentar provas das acusações

EUA bombardeiam Ormuz e acusam Irã de romper cessar-fogo

Ataques tiveram como alvo depósitos de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar na costa sul do país

Marina defende chapa com Tebet: uma preta, uma branca

Pré-candidata ao Senado aposta em dobradinha feminina em SP e afirma que candidaturas representam “lógica do encontro” em meio a cenário político dividido

Bolsonaro recebeu agentes após falha em tornozeleira

Polícia Militar do DF informou ao STF que perda de sinal do GPS foi resolvida no local e não comprometeu o monitoramento