Lula sanciona proibição de celulares nas escolas nesta segunda-feira; entenda
Texto foi aprovado pelo Congresso em 2024 e será assinado em cerimônia no Palácio do Planalto
C
Camila Stucaluc
13/01/2025, 10:23 • Atualizado em 13/01/2025, 10:49
compartilhar
Pessoas mexendo no celular | Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta segunda-feira (13), uma cerimônia para sancionar o projeto de lei que proíbe o uso de celulares e de outros aparelhos eletrônicos dentro de escolas públicas e privadas do país. O ministro da Educação, Camilo Santana, também participará do ato, marcado para começar às 15h30.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Outro que irá comparecer à cerimônia é o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor da proposta. Segundo ele, a aprovação da lei será um marco para a educação brasileira na era digital, uma vez que ajudará a elevar o desempenho dos alunos.
“A tecnologia é imprescindível para o aprendizado, mas requer um conjunto de regras para que não seja um instrumento dispersivo”, disse Moreira. “Foi uma proposta muito bem concebida e tenho certeza que está à altura do que os pais e toda a comunidade escolar esperam para nossas crianças e jovens”, acrescentou o deputado.
O projeto, já aprovado pela Câmara e pelo Senado, proíbe alunos de usarem o celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação básica, isto é, educação infantil, ensino fundamental e médio. As exceções para o uso do celular são:
em situações de “estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior”;
para garantir direitos fundamentais;
para fins estritamente pedagógicos, em todos os anos da educação básica; e
para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.
O texto determina ainda que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos, compartilhando informações sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento psíquico, incluindo o uso moderado dos celulares.
As redes de ensino ainda deverão oferecer treinamentos periódicos para detecção, prevenção e abordagem de sinais sugestivos de sofrimento mental, e efeitos danosos do uso imoderado das telas. Um espaço de escuta e acolhimento para receber alunos que estejam sofrendo por conta da proibição também deverá ser disponibilizado.
Uso excessivo de telas
O uso excessivo de celulares é um debate crescente no Brasil. Um estudo da We Are Social e Meltwater, por exemplo, mostrou que os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia nas redes sociais, como Instagram e YouTube. No caso de crianças e adolescentes, o uso é feito, muitas vezes, sem a supervisão de pais.
Segundo especialistas, o uso excessivo de telas prejudica a saúde de crianças e adolescentes, que podem desenvolver desde problemas de visão até transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Em muitos casos, também há dependência.
Em meio à preocupação, prefeitos e governadores começaram a analisar a questão. Em 2024, a cidade do Rio de Janeiro proibiu o uso de celulares nas escolas públicas da cidade, tanto dentro das salas de aula quanto no intervalo. O mesmo foi feito pelo Estado de São Paulo, que ampliou a proibição para escolas privadas.
As iniciativas também chegaram ao mundo. Neste ano, entrou em vigor na Flórida (EUA) a lei que proíbe menores de 14 anos de acessarem as redes sociais. A Austrália também sancionou uma proposta parecida, mas para menores de 16 anos.
Lula sanciona proibição de celulares nas escolas nesta segunda-feira; entendaTexto foi aprovado pelo Congresso em 2024 e será assinado em cerimônia no Palácio do PlanaltoGoverno2025-01-13T10:23:57.258ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta segunda-feira (13), uma cerimônia para sancionar o projeto de lei que proíbe o uso de celulares e de outros aparelhos eletrônicos dentro de escolas públicas e privadas do país. O ministro da Educação, Camilo Santana, também participará do ato, marcado para começar às 15h30. Outro que irá comparecer à cerimônia é o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor da proposta. Segundo ele, a aprovação da lei será um marco para a educação brasileira na era digital, uma vez que ajudará a elevar o desempenho dos alunos. “A tecnologia é imprescindível para o aprendizado, mas requer um conjunto de regras para que não seja um instrumento dispersivo”, disse Moreira. “Foi uma proposta muito bem concebida e tenho certeza que está à altura do que os pais e toda a comunidade escolar esperam para nossas crianças e jovens”, acrescentou o deputado. O projeto, já aprovado pela Câmara e pelo Senado, proíbe alunos de usarem o celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação básica, isto é, educação infantil, ensino fundamental e médio. As exceções para o uso do celular são: O texto determina ainda que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos, compartilhando informações sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento psíquico, incluindo o uso moderado dos celulares. As redes de ensino ainda deverão oferecer treinamentos periódicos para detecção, prevenção e abordagem de sinais sugestivos de sofrimento mental, e efeitos danosos do uso imoderado das telas. Um espaço de escuta e acolhimento para receber alunos que estejam sofrendo por conta da proibição também deverá ser disponibilizado. Uso excessivo de telas O uso excessivo de celulares é um debate crescente no Brasil. Um estudo da We Are Social e Meltwater, por exemplo, mostrou que os brasileiros passam, em média, , como Instagram e YouTube. No caso de crianças e adolescentes, o uso é feito, muitas vezes, sem a supervisão de pais. Segundo especialistas, o uso excessivo de telas prejudica a saúde de crianças e adolescentes, que podem desenvolver desde problemas de visão até transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Em muitos casos, também há dependência. Em meio à preocupação, prefeitos e governadores começaram a analisar a questão. Em 2024, a cidade do Rio de Janeiro proibiu o uso de celulares nas escolas públicas da cidade, tanto dentro das salas de aula quanto no intervalo. O mesmo foi feito pelo Estado de São Paulo, que ampliou a proibição para escolas privadas. As iniciativas também chegaram ao mundo. Neste ano, entrou em vigor na Flórida (EUA) a lei que proíbe menores de 14 anos de acessarem as redes sociais. A Austrália também sancionou uma proposta parecida, mas para menores de 16 anos. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/governo/lula-sanciona-proibicao-de-celulares-nas-escolas-nesta-segunda-feira-entenda
Marina defende chapa com Tebet: uma preta, uma branca
Pré-candidata ao Senado aposta em dobradinha feminina em SP e afirma que candidaturas representam “lógica do encontro” em meio a cenário político dividido