Brasil é primeiro país a repatriar cidadãos após ataques em Israel, diz ministro
Mais de 2,5 mil brasileiros continuam em Jerusalém, além de 50 na Faixa de Gaza; FAB continua enviando aviões
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, acompanhou, nesta 4ª feira (11.out), a chegada do primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros que estavam em Israel. Em coletiva, o ministro afirmou que o Brasil é o primeiro país a realizar a operação de repatriamento desde o início da guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Esse é o primeiro [voo] que vem de Tel Aviv, mas o Itamaraty já está fazendo contato com países vizinhos para ver se nós deslocamos os outros brasileiros que estão no entorno [de Israel]. Serão feitas quantas viagens forem necessárias para repatriar todos os brasileiros que estão na região e queiram retornar", disse Monteiro.
A fala foi reforçada pela secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, que também acompanhou a chegada do avião. Segundo ela, a principal preocupação do governo no momento é o retorno dos nacionais, uma vez que há cerca de 2,5 mil brasileiros em Israel e aproximadamente 50 na Faixa de Gaza.
Missão de #Repatriação: entenda como funciona essa ação de ajuda humanitária: pic.twitter.com/rg6QaKjRId
? Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) October 11, 2023
O resgate na Faixa de Gaza, no entanto, deve ser mais complicado, conforme o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. Isso porque o território palestino, que faz fronteira com Israel e Egito, está sob ataque constante de Jerusalém, além de abrigar um grande número de integrantes do grupo Hamas.
"O trabalho [para conseguir trazer brasileiros da Faixa de Gaza] já está sendo feito. Estamos em contato com Israel, Egito e Palestina para o entendimento do deslocamento terrestre", disse o comandante, acrescentando que a equipe está analisando dois aeroportos, sendo um no norte e outro no nordeste do Egito para facilitar a operação.
+ EUA, Israel e Egito discutem possível corredor humanitário na Faixa de Gaza
Além do voo que chegou hoje, com 211 brasileiros, três estão em trânsito para chegar em Israel, enquanto outros cinco estão previstos até o próximo domingo (15.out). O governo federal monitora ainda se os brasileiros com passagem comprada estão conseguindo embarcar nos voos comerciais para deixar Israel.