Brasil integra missão humanitária para combater incêndios florestais no Canadá
Chamas atingem país desde março e já consumiram mais de 10 milhões de hectares
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o envio de ajuda humanitária ao Canadá para auxiliar no combate aos incêndios florestais, que atingem o país desde março deste ano. Integrada por 104 especialistas, a missão brasileira deverá atuar nas florestas mais afetadas do Canadá e permanecer no país pelo período de um mês.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o governo brasileiro, o apoio consistirá no envio de profissionais do Corpo de Bombeiros, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança Pública. O transporte das equipes será coordenado pelo Canadá, que, posteriormente, irá reembolsar o Brasil.
O envio da ajuda humanitária acontece após um pedido do governo do Canadá. O país vem enfrentando dificuldades para conter os incêndios florestais, que se intensificaram em julho devido às altas temperaturas e ventos fortes. Até o momento, as chamas já destruíram mais de 10 milhões de hectares, resultando na pior temporada de incêndios do país.
O cenário resultou no deslocamento de mais de 120 mil moradores, além de escurecerem e poluírem o ar em cidades como Montreal e Quebec.
+ Agências da ONU pedem suspensão de lei anti-imigração do Reino Unido
"Estamos vendo cada vez mais esses incêndios por causa da mudança climática. Esses incêndios estão afetando as rotinas, meios de subsistência e nossa qualidade do ar. Vamos continuar trabalhando - aqui em casa e com parceiros ao redor do mundo - para enfrentar as mudanças climáticas e lidar com o impacto", disse o primeiro-ministro, Justin Trudeau.