Número de munições vendidas no Brasil ultrapassa 420 milhões em 2022
Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra crescimento de 147% de balas vendidas em cinco anos
Em cinco anos, o número de munições vendidas no Brasil aumentou 147%. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança revelam que os brasileiros compraram mais de 420 milhões de balas, ante 170 milhões em 2017.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por que isso importa: já se sabia que a política armamentista do governo do ex-presidente Bolsonaro liberou 1,6 milhão de armas de todos os calibres, tanto por autorizações do Exército quanto da Polícia Federal. O número de munições serve para confirmar o lucrativo negócio dos armamentos, e toda a cadeia vinculada.
Alerta: outro dado é que foram informadas à Polícia Federal 916 mil armas com registro expedido. "Isto é, armas cujos proprietários não cumpriram a determinação legal para renovação de suas licenças no prazo estipulado, das quais o Estado brasileiro não possui ciência de seu paradeiro e para as quais não houve qualquer fiscalização ou sanção", apontam os pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Exército, entretanto, não informou o número de registros de armas de fogo expirados.
Leia também:
+ Brasil registrou quase 1 milhão de roubos e furtos de celulares em 2022
+ Brasil registrou 47.508 mortes violentas em 2022
+ Regiões com mais armas registram maior aumento no número de homicídios
+ Mortes violentas recuam 2,4% em 2022 na comparação com 2021, diz Anuário