Lula agracia pesquisadores retaliados por Bolsonaro e retoma conselho científico
Presidente concede honraria a 2 cientistas que tiveram medalha revogada pelo ex-chefe do Executivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta 4ª feira (12.jul), medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico a um grupo de cientistas, representantes do governo e de órgãos ligados à Ciência e Tecnologia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dentro os agraciados, a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, pesquisadores que conduziram estudos que desagradaram a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o Palácio do Planalto, o reconhecimento foi "um gesto de reparação histórica". O infectologista foi responsável por um estudo que indicou a ineficácia da cloroquina no tratamento da covid.
A médica sanitarista foi demitida do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde no início do governo de Bolsonaro depois de publicar uma cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans.
Benzaken e Lacerda tiveram a honraria revogada pela gestão anterior, em 2021. Em repúdio, 21 outros cientistas renunciaram à indicação à época. Esse grupo também foi agraciado na solenidade em Brasília nesta quarta-feira.
No evento, Lula anunciou ainda a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).
Instituição de assessoramento do Presidente da República, o CCT é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. A última reunião do órgão ocorreu em 1º de agosto de 2018.
Lula assinou também decreto que convocou a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o 1º semestre de 2024. Veja a lista completa de quem recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico: