RS: 84 mil famílias estão sem fornecimento de energia elétrica
Ciclone que afetou estado provocou falta de acesso ao serviço em várias áreas
O Ministério de Minas e Energia (MME) instalou uma sala de situação para acompanhar a indisponibilidade do serviço de energia elétrica no Rio Grande do Sul, segundo comunicado divulgado neste sábado (17.jun) pela pasta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O MME ressalta que o ciclone extratropical que afetou o estado provocou falta de acesso ao serviço em várias áreas. Um comitê formado pelo ministério, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as concessionárias de distribuição RGE e Equatorial CEEE Distribuição -- que atuam nas cidades afetadas -- está organizando as medidas necessárias para o "rápido restabelecimento" dele nesses locais.
No momento, 84 mil famílias do território gaúcho estão sem fornecimento de energia elétrica. O problema é observado em Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Caraá, Balneário Pinhal, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha, Imbé e Capão da Canoa.
+ Governo vai contratar 230 mil moradias em 2023, diz Jader Filho
"Haverá atenção especial para o restabelecimento do serviço para hospitais e demais unidades consumidoras imprescindíveis à prestação de apoio aos afetados", pontua o MME.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o Governo Federal não parará "até que toda a situação seja controlada no estado". "Queremos fazer isso de forma célere, com esta sala de situação, para atender todas as famílias, tanto nos serviços de energia elétrica como em todos os cuidados que elas precisam e merecem. Sob a liderança do nosso presidente Lula, faremos isso de maneira coordenada e articulada com o Governo do estado, com as prefeituras, as nossas vinculadas, as distribuidoras locais, até que tudo se resolva".
Veja também: