Lula inaugura Ferrovia Norte-Sul, que liga São Paulo ao Maranhão
Evento ocorrem em Rio Verde (GO); ferrovia tem mais de 2 mil quilômetros
O presidente Lula inaugura, nesta 6ª feira (16.jun), o Terminal Rodoferroviário da Rumo, entre Estrela D' Oeste, no interior de São Paulo, e Açailândia, no Maranhão. A cerimônia será na cidade de Rio Verde, em Goiás.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Este terminal permite a ligação dos 2.257 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, obra que demorou 36 anos para ser entregue e que vai permitir a ligação do porto de Santos, em São Paulo, ao porto de Itaqui, no Maranhão. De acordo com o governo, a obra vai gerar desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico.
"Demorou 30 anos, mas finalmente está pronta. Estou muito feliz", disse Lula na quinta (15.jun), em entrevista para rádios goianas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também participará da cerimônia. Na entrevista às rádios, Lula disse ainda que José Sarney também deve está presente na inauguração. A obra teve diversos atrasos e suspeitas de fraude desde o início em 1987, quando foi licitada pleo governo de José Sarney.
No total, a linha tem 2.257 quilômetros e atravessa o centro do Brasil, passando por estados importantes para o agronegócio, como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Segundo o governo, só em 2022, cerca de 7,8 milhões de toneladas de soja, milho e farelo foram transportadas pelos novos trechos da ferrovia. O valor corresponde a 25% do total exportado pelo estado de Goiás em comparação a anos anteriores.
Leia também