Delegado Luiz Fernando Correa é indicado para Agência Brasileira de Inteligência
Planalto finaliza texto para encaminhar o nome do delegado para aprovação do Senado
SBT News
A Casa Civil está concluindo o texto com a indicação do nome do delegado Luiz Fernando Correa para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência(Abin). A ideia é que o processo para que o ex-chefe da Polícia Federal (PF) nas gestões petistas comece a tramitar no Senado já na semana que vem.
Luiz Fernando Correa esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 4ª feira (1.mar) e aceitou o convite para ser o responsável pelo órgão de inteligência, no entanto, a confirmação depende de sabatina dos senadores. O presidente detalhou a Correa que quer acabar com a militarização da agência que aconteceu durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Durante a gestão passada, a Abin ficou subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional, o GSI. Desde a transição, Lula avaliava desvincular a agência de inteligência do gabinete que é órgão com predominância militar. A alteração foi formalizada nesta 5ª feira (2.mar) com a publicação no Diário Oficial de um decreto estabelecendo que a Abin está subordinada à Casa Civil.