Lula assina decreto que recria Conselho Nacional de Segurança Alimentar
Principal função do Consea é formular políticas públicas de combate à fome; assista

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assina, nesta 3ª feira (28.fev), o decreto que recria o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Criado em 1993, pelo então presidente Itamar Franco, o Consea foi desativado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o Palácio do Planalto, o Consea é um "órgão de assessoramento imediato à Presidência da República e um importante espaço institucional para a participação e o controle social na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional", ou seja, é um braço da presidência no combate à fome no país.
Mais cedo, o presidente Lula publicou no Twitter sobre o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Combater a fome é uma missão de vida para mim e hoje damos mais um passo para restabelecer o direito à alimentação para nosso povo. Retomamos o Consea, essencial na formulação de políticas públicas para segurança alimentar e nutricional. Vamos, de novo, vencer a fome. Bom dia.
? Lula (@LulaOficial) February 28, 2023
A Presidência da República também lembrou da volta do Brasil ao Mapa da Fome. "Em 2022, segundo pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 33,1 milhões de brasileiros não tinham as necessidades alimentares básicas atendidas, e seis em cada dez brasileiros (58,7% da população) vivia com algum grau de insegurança alimentar. Isso menos de oito anos após o Brasil sair do Mapa da Fome da ONU, em 2014, ao reduzir em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação", explica a nota.