"Pandemia evidenciou o risco da desinformação", diz Paulo Pimenta
Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação deu entrevista ao programa Perspectivas
SBT News
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo, Paulo Pimenta, afirmou, nesta 5ª feira (19.jan), que a pandemia de covid-19 evidenciou o "risco de desinformação". Em entrevista ao programa Perspectivas, do SBT News, o ministro explicou como a onda de informações falsas intensificada em 2020 impactou a política brasileira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A pandemia evidenciou o risco sanitário e social para a população da desinformação. Essas campanhas por exemplo contra a vacina, que eram de grupos mais localizados, tinham criado uma situação grave. Voltou as doenças do sarampo, da poliomelite, e ganhou uma outra dimensão", disse. "E exigiu, muitas vezes, que conteúdos fossem retirados pelas próprias plataformas sem a necessidade de decisão judicial para proteger a população", afirmou.
"Aí veio a campanha eleitoral. Chegou um determinado momento que o Tribunal Eleitoral normatizou que determinados conteúdos, sem decisão judicial, passassem de forma cautelar a ser retirados", destacou.
Reeleito deputado federal em 2022 pelo PT do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta abriu mão do Congresso para atuar junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A principal competência da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República é formular e implementar a política de comunicação e divulgação social do Poder Executivo federal. Também é responsável, por exemplo, pelo combate à desinformação e a defesa da democracia. Assista a íntegra da entrevista: