Ministros prometem trabalhar por projeto para auxiliar crianças orfãs da covid
Silvio Almeida e Wellington Dias participaram de reunião nesta 4ª feira (11.jan)
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmaram nesta 4ª feira (11.jan) que as pastas trabalharão na elaboração de uma portaria para criar um grupo de trabalho interministerial cujo objetivo será discutir os próximos passos de um projeto para auxiliar crianças e jovens órfãos da pandemia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A promessa foi feita numa reunião, entre os dois, para tratar sobre ações futuras de auxílio a esse público. O grupo de trabalho a ser criado deverá ter como integrantes não só as pastas chefiadas por Silvio Almeida e Wellington Dias, mas também os ministérios da Saúde, Fazenda e Planejamento, e a Casa Civil.
Na reunião desta 4ª, os dois ministros disseram que é importante ter um olhar acolhedor para as crianças e jovens que perderam o pai e/ou a mãe para a covid-19, buscando entender como políticas públicas podem ser efetivamente um fator de transformação social. Segundo Silvio Almeida, ele e Wellington querem "tornar as políticas de direitos humanos algo material e que oriente o Governo Federal nesse tema". "Os órfãos da covid-19 estão no centro dos planejamentos dos dois ministérios. Por isso, essa parceria [com o ministério do Desenvolvimento Social] se faz necessária", complementou.
Mais de 40 mil crianças e adolescentes perderam suas mães por covid, no Brasil, nos dois primeiros anos da pandemia, segundo um estudo inédito publicado no jornal Archives of Public Health.
Veja também: