Nísia Trindade destaca papel de lideranças religiosas na promoção da saúde
Empossada nesta 2ª feira (02.dez), ministra da Saúde afirmou que negacionismo científico não terá espaço em sua gestão
Karyn Souza
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta 2ª feira (02.dez) que atuará para combater o negacionismo científico propagado durante a governo Jair Bolsonaro, e destacou a importância da atuação de movimentos sociais e lideranças religiosas para a promoção de ações em prol da saúde da população.
"O governo que se encerrou nos trouxe um período de obscurantismo, mas nós trabalharemos de outra forma as relações religião e ciência, a religião e a sociedade. Penso que as lideranças religiosas terão um grande papel na transformação da nossa sociedade numa perspectiva emancipatória e democrática. Muitas dessas, vêm sendo fundamentais na defesa da ciência, da vacinação, do cuidado com a nossa população", declarou a ministra da Saúde, durante sua cerimônia de posse.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nísia Trindade ponderou ainda que sua atuação à frente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será fundamental para a condução da pasta, em meio ao enfrentamento da covid-19.
"Tive um grande aprendizado, a partir de 2017, como presidente da instituição, tendo que enfrentar dificuldades inúmeras ligadas ao contexto político, especialmente, pós impeachment da presidente Dilma, e também com os grandes desafios postos pela pandemia de covid-19, uma emergência sanitária ainda não superadas no Brasil e no mundo. Esse aprendizado é uma das bases que ampliarei como ministra de Estado", argumentou Nísia Trindade.
A ministra enfatizou o compromisso de sua gestão com o combate ao negacionismo propagado durante a pandemia. "A pandemia de covid-19 pode ser vista como uma fábula. A pandemia de covid-19 mostrou nossa vulnerabilidade, o rei está nu. Precisamos afirmar sem nenhuma tergiversação [hesitação], e superar essa condição".
Leia também: