Lula bate recorde de Dilma com 11 ministras; mulheres chefiarão 30% das pastas
Presidente eleito encerrou a montagem do primeiro escalão de seu governo nesta 5ª feira; veja nomes
As 11 ministras escolhidas pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para compor a equipe no primeiro escalão são um número recorde, mas que representa apenas 30% dos 37 ministérios da Esplanada. No início da tarde desta 5ª feira (27.dez), o petista finalizou a composição dos seus ministérios.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Antes de anunciar o nome dos ministros, Lula afirmou que seu terceiro governo terá mais mulheres. "Eu estou feliz porque, nunca na história do Brasil, teve tantas mulheres ministras. Nunca. Estou feliz porque nunca antes na história do Brasil tivemos uma indígena ministra dos Povos Indígenas", disse o presidente eleito.
No próximo governo, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) vai comandar o Planejamento; a deputada eleita Marina Silva (Rede) vai voltar a chefiar o Meio Ambiente, e a também deputada Sônia Guajajara vai para os Povos Originários.
Como antecipado pelo SBT News, a jornalista Anielle Franco será ministra da Igualdade Racial; a ex-jogadora de vôlei Ana Moser vai para o Esporte e a deputada federal Daniela de Souza Carneiro vai comandar o Turismo.
A Cultura vai ficar com a cantora Margareth Menezes; o Ministério da Saúde com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; a ex-secretária de enfrentamento a violência contra Mulheres Cida Gonçalves vai ficar com a pasta das Mulheres. A economista Esther Dweck vai para a Gestão e Luciana Santos comandará a pasta de Ciência e Tecnologia.
Recorde de Dilma
O próximo governo de Lula vai superar o mandato de Dilma Rousseff (PT) em relação ao número de mulheres. Entre os anos de 2011 e 2014, o governo da petista chegou a ter 10 mulheres chefiando pastas.