Rui Costa estuda pedir que Bolsonaro libere a Granja do Torto para Lula
Pedido seria de moradia temporária; atualmente, Paulo Guedes, da Economia, está na residência oficial
Milena Teixeira
O futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), admite que estuda pedir para que o governo Bolsonaro libere a Residência Oficial da Granja do Torto para que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tenha uma moradia provisória em Brasília no início do mandato.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Não é uma norma escrita, mas tradicionalmente a Granja do Torto é ofertada ao presidente eleito até a cerimônia de posse, em janeiro. No entanto, o atual governo ainda não tomou a iniciativa e a residência continua sendo moradia do atual ministro da Economia, Paulo Guedes.
Se Rui Costa precisar solicitar a residência à gestão de Jair Bolsonaro, será a primeira vez que um governo eleito toma essa iniciativa. O governador da Bahia avalia como "absurdo" que o Lula esteja instalado em um hotel e que ainda não tenham oferecido uma das casas oficiais durante a transição.
Além da Granja do Torto, há outras residências oficiais em Brasília, como Palácio da Alvorada, que é residência oficial do presidente da República; e o Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente.
Lula: Palácio da Alvorada não é de Bolsonaro
Durante coletiva de imprensa na última 3ª feira (13.nov), Lula criticou os atos de vandalismo de Brasília e criticou a autorização do atual presidente Bolsonaro para o acesso ao Palácio da Alvorada de milhares de manifestantes bolsonaristas, fato ocorrido um dia antes (12.nov).
"Não sei qual foi o estrago que foi feito no palácio, ele [Bolsonaro] tem que saber que aquilo é um patrimônio público, não é dele, não é da mulher dele, não é do partido dele. É do povo brasileiro", disse o presidente eleito.