Transição do governo Lula quer recriar Ministério da Indústria e Comércio
Membros do GT defendem que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seja subordinado ao novo MDIC

Milena Teixeira
O coordenador técnico do Gabinete de Transição, Aloizio Mercadante, defendeu que o Ministério de Indústria e Comércio Exterior seja recriado na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo responsável pela área concedeu coletiva de imprensa, na tarde desta 4ª feira (7.nov), para apresentar os primeiros diagnósticos do GT.
Além de Mercadante, membros do GT afirmaram que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve ser subordinado ao novo MDIC, assim como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
"É preciso voltar a ter um ministério que cuide das exportações", declarou o coordenador técnico.
Durante a coletiva, o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (MDB) defendeu uma Reforma Tributária no governo Lula: "Quem sabe nos seis primeiros meses de governo ou no primeiro ano de governo, tenhamos uma reforma aprovada no Congresso Nacional".
O ex-secretário executivo da pasta Mauro Borges afirmou que serão necessárias amplas revogações na área. Ele criticou o atual governo federal e declarou que houve um "desmonte da política industrial".
"Estamos concluindo o relatório e já temos uma lista de revogações. Houve violações de políticas antidumping, com a derrubada de várias medidas", disse.