Economista assume comando do MME no lugar de almirante
Adolfo Sachsida integrava a assessoria especial do ministro da Economia, Paulo Guedes
Michel Medeiros
No lugar de Bento Albuquerque, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro do Ministério de Minas e Energia nesta 4ª feira (11.mai), assume o doutor em Economia e advogado Adolfo Sachsida. O novo chefe da pasta integrava a equipe de Paulo Guedes no Ministério da Economia, desde fevereiro deste ano, onde desempenhava a função de assessor especial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Sachsida foi professor em diversas universidades no Brasil e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. É autor de livros e artigos técnicos sobre políticas econômica, monetária e fiscal, avaliação de políticas públicas, e tributação.
No mês de março, durante entrevista ao Valor, o novo titular declarou que a adoção de "medidas estruturais" para diminuir preços dos combustíveis eram necessárias.
Desgaste
A mudança se dá em meio às polêmicas do reajuste do óleo diesel em quase 9%. Os novos preços já são sentidos pelos consumidores nas bombas de combustível. Na última semana, Jair Bolsonaro criticou o então titular da pasta pela medida.
"Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição", disse.
Leia mais