Publicidade
Governo

Itamaraty diz que não consegue resgatar brasileiros na Ucrânia

Governo orientou que brasileiros que estão ao leste do país deixem a Ucrânia

Imagem da noticia Itamaraty diz que não consegue resgatar brasileiros na Ucrânia
Recomendação do governo é que brasileiros deixem a Ucrânia o mais rápido possível | Leonardo Sá/Agência Senado
• Atualizado em
Publicidade

O Itamaraty anunciou, na tarde desta 5ª feira (24.fev), que o governo brasileiro não conseguirá fazer uma operação de resgate aos 500 brasileiros que estão na Ucrânia. A declaração foi feita em comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores à imprensa. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o ministério, não haverá resgate pelo espaço aéreo da região estar fechado. "Não há plano de resgate da parte do Brasil, e talvez de nenhum país. Talvez seja uma expressão, mas na prática, não há. O espaço aéreo está fechado e não se faz uma incursão em um país a fim de resgatar cidadãos sem que isso seja muito bem combinado e planejado, não há, portanto, essa hipótese", disse o embaixador Leonardo Gorgulho, atual secretário de Comunicação e Cultura do MRE.

A recomendação oficial do Itamaraty é que brasileiros que estejam ao leste da Ucrânia busquem deixar o país assim que possível. Em caso de falta de recursos, a orientação é que busquem amparo junto à embaixada do Brasil no país. Para os cidadãos que estão na capital ucraniana, Kiev, o pedido é que busquem abrigos e mantenham-se em casa. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade