Determinei para o Itamaraty felicitar "o tal do Boric", diz Bolsonaro
Presidente se pronuncia quatro dias após resultado das eleições. Mais cedo, Itamaraty cumprimentou chileno
Luana Aquino
O presidente Jair Bolsonaro (PL), se referiu ao presidente eleito no Chile como o "tal de Boric", e disse que determinou ao Itamaraty fazer os cumprimentos formais ao novo chefe de estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O comentário, dado nesta 5ª feira (23.dez) veio após quatro dias do anúncio da vitória da esquerda nas eleições chilenas. Mais cedo, o Itamaraty divulgou os cumprimentos. "O Governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à Presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato", diz trecho do comunicado oficial.
"Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o Governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito", completa o texto.
Em sua transmissão semanal, o presidente, ressaltou a abstenção de votos no Chile, onde o voto não é obrigatório. Segundo o presidente, 55% foram para as urnas votar. Bolsonaro também destacou que o processo do país é feito por meio de voto impresso o que não traz "qualquer suspeição": "Não interessa quem ganhou. Ganhou de verdade".
Gabriel Boric, líder dos protestos estudantis de 2011, foi eleito presidente do Chile no domingo (19.dez) após derrotar o ultradireitista José Antonio Kast, candidato de apreço do bolsonarismo.
Boric, foi eleito com 4,6 milhões de votos. 55,8% contra 44,1%, se tornando o presidente mais votado da história chilena.