Publicidade
Governo

Bolsonaro assina decreto que aumenta IOF para bancar Auxílio Brasil

Previsão é que novo valor do programa sucessor do Bolsa Família seja anunciado ainda neste ano

Imagem da noticia Bolsonaro assina decreto que aumenta IOF para bancar Auxílio Brasil
De acordo com o governo, 17 milhões de famílias deverão ser beneficiadas diretamente com a ampliação do Auxílio Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta 5ª feira (16.set) um decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Imobiliários (IOF). Um dos objetivos da medida é possibilitar a ampliação do Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família.

As novas alíquotas passarão a valer na próxima 2ª feira (20.set) e vão até 31 de dezembro deste ano. Com elas, o governo espera uma arrecadação extra estimada de R$ 2,14 bilhões. Atualmente, as taxas chegam a 3% para pessoas jurídicas e 6% para pessoas físicas.

A previsão é o que o novo valor do Auxílio Brasil seja anunciado ainda em 2021. Também de acordo com o Executivo, 17 milhões de famílias deverão ser beneficiadas diretamente com a medida. Aumento da cota de importação de bens para as áreas de ciência e tecnologia, o que viabilizaria a continuidade de pesquisas -- como as de vacinas contra a covid-19 --, e redução a zero da alíquota da Contribuição Social do Pis/Cofins sobre o milho também são citados pela Secretaria-Geral da Presidência da República como pontos positivos da elevação do IOF.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade