Tereza Cristina é eleita presidente da Junta Interamericana de Agricultura
Ministra foi eleita por unanimidade e ocupará o cargo até 2023
SBT News
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi eleita presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu na manhã desta 4ª feira (1º.set), durante a 21ª Conferência dos Ministros de Agricultura das Américas, em San José da Costa Rica, sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
JIA é o principal órgão de governo do IICA. A ministra foi eleita por unanimidade e ocupará o cargo até 2023. Em seu perfil oficial no Twitter, Tereza Cristina divulgou fotos do evento e afirmou que a conquista "é um reconhecimento à liderança do agro brasileiro na produção sustentável de alimentos".
Acabo de ser eleita, por unanimidade, para presidir a Junta Interamericana de Agricultura, a instância máxima que reúne todos os ministros de nosso continente, a cada 2 anos. É um reconhecimento à liderança do #agro brasileiro na produção sustentável de alimentos. @IICAnoticias pic.twitter.com/2IUaJCmmOq
? Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) September 1, 2021
Na ocasião, o veterinário argentino Manuel Otero foi reeleito diretor-geral do IICA. Ele terá um novo mandato entre 2022 e 2026 à frente do organismo internacional especializado em desenvolvimento agrícola e bem-estar rural. Otero assumiu o cargo de diretor-geral do IICA por um período de quatro anos em 16 de janeiro de 2018, e foi novamente ratificado no cargo pelos ministros e secretários representantes de 33 países americanos que participaram da Conferência Ministerial, cujas sessões sediaram a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governança do IICA.
Tereza Cristina
A JIA representa os 34 países membros do IICA e apoia o cumprimento dos acordos em coordenação com Otero. A Conferência segue até a 5ª feira (2.set). Nela, os ministros da agricultura dos países integrantes do IICA debaterão o posicionamento comum do Hemisfério na Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU e o papel dos sistemas agroalimentares sustentáveis como eixo estratégico para a recuperação econômica dos países depois da pandemia de covid-19.
O evento também terá a participação da Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, e da Enviada Especial à Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU, Agnes Kalibata.