Bolsonaro fala pela primeira vez com novo primeiro-ministro de Israel
Líderes concordaram em aprofundar os laços bilaterais e a cooperação em diferentes áreas
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, conversaram nesta 3ª feira (14.jul) pela primeira vez. Na ocasião, o premiê agradeceu Bolsonaro por sua mensagem parabenizando o estabelecimento do novo governo israelense, publicada em 14 de junho.
Além disso, Bennett afirmou que o Brasil tem sido um grande parceiro de Israel, com uma posição forte e contínua ao lado da nação do Oriente Médio, e elogiou a eleição do país sul-americano como membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda na conversa, Bolsonaro e o premiê observaram a existência de inúmeros pontos em comuns entre as duas nações e concordaram em aprofundar não só os laços bilaterais, mas também a cooperação em diferentes áreas, principalmente envolvendo economia e alta tecnologia. Ambos fizeram convites de visitas a seus respectivos países, e Bennett disse ao presidente brasileiro que teria o prazer de recebê-lo na embaixada do Brasil em Jerusalém após a inauração desta.
Em 2018, Bolsonaro prometeu que, se eleito, iria transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, como um gesto de reconhecimento da soberania do país parceiro. Até o momento, sob forte pressão de países árabes, porém, o chefe do Executivo federal ainda não cumpriu a promessa. Amigo e inspiração política de Bolsonaro, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump transferiu a embaixada para Tel-Aviv após reconhecer Jerusalém como a capital israelense.
Veja também: