ANPR entrega lista tríplice à PGR para Bolsonaro
Presidente nomeará novo PGR; tradição é escolher um dos três nomes sugeridos pela associação
SBT News
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entregou a lista tríplice de indicação ao cargo de procurador-geral da República -- PGR -- ao presidente Jair Bolsonaro nesta 5ª feira (1º.jul).
Na lista, feita a partir de votação interna na ANPR, foram indicados os subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen (647), Mario Bonsaglia (636) e Nicolao Dino (587).
A tradição indica que o novo PGR seja escolhido entre um dos três nomes. Mas, na última vez que fez a escolha, em 2019, Bolsonaro ignorou a lista e escolheu Augusto Aras, atual procurador. Após a escolha, o nome deve ser aprovado no Senado.
Segundo comunicado divulgado pela ANPR, o presidente da associação, Ubiratan Cazetta, defendeu o seguimento da lista tríplice junto a Bolsonaro. "A defesa da lista tríplice trata da incorporação ao Ministério Público Federal de um processo de transparência e participação já consagrado no Brasil para os demais Ministérios Públicos, sem exceção, e que preserva ao Presidente da República o papel de decisão política quanto ao nome a ser indicado para que o Senado Federal exerça seu papel de controle e ratificação", defendeu.