"Boi é bombeiro do Pantanal", diz ministra da Agricultura
Tereza Cristina disse no Senado que se houvesse mais gado na região o "desastre poderia ter sido menor"
ministra Tereza Cristina em comissão remota do senado
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou hoje de audiênca pública na comissão temporária do Senado que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal. A ministra destacou na sua apresentação que se houvesse mais produção agropecuária no Pantanal, o desastre poderia ter sido menor. Segundo ela,o boi é um "bombeiro pantaneiro" ao comer campim seco que é inflamável. Ela afirmou que é criticada por causa dessa posição, mas que não se intimida porque tem certeza de que se esse ano houvesse mais bois no Pantanal, o efeito dos incêndios não teriam alcançado os números registrados neste ano.
A ministra se mostrou otimista com a previsão de chuva para os próximos dias sobre a região.Segundo ela, para mitigar os efeitos dos graves incêndios que devastam o Pantanal desde julho, o governo liberou linhas de financiamento para os produtores, investimentos em infraestrutura, treinamento para que pantaneiros exerçam também a função de brigadistas e atividades alternativas de renda.
"A gente precisa é achar e atacar as causas, para resolver todos os problemas. Tenho medo de criar muitas medidas, num momento difícil como esse, porque o fundamental é termos ações preventivas e de combate ao fogo que ainda funcionem daqui a quatro anos, por exemplo", afirmou Tereza Cristina.
Ela disse também que o presidete Bolsonaro vai saber encaminhar as propostas de incluir o Pantanal no escopo do Conselho da Amazônia até 2025.
Reportagem exibida nesta semana pelo SBT mostrou que cerca de 26% de todo o Pantanal foi consumido pelo fogo em 2020.