Sindicato mundial de atletas de futebol processa FIFA por Mundial de Clubes de 2025
A entidade alega que a competição deixará o calendário "sobrecarregado e impraticável"
Membros da FifPro (o sindicato mundial dos atletas de futebol) entraram com uma ação contra a FIFA devido ao Super Mundial de Clubes, que ocorrerá entre junho e julho de 2025. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (13).
+ Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027
A entidade alega que a competição deixará o calendário "sobrecarregado e impraticável", por ser disputada no período de férias dos jogadores que disputam campeonatos na Europa.
+ Anéis olímpicos são instalados na Torre Eiffel a poucos dias dos Jogos de Paris
O processo conta com o apoio da Associação de Jogadores Profissionais Ingleses e a União Nacional de Jogadores Profissionais da França.
Veja a nota da entidade:
"O novo torneio terá 32 clubes e seus jogadores terão que participar desta nova competição nos Estados Unidos de meados de junho a meados de julho de 2025. Uma vez incluídos os períodos de preparação e viagens, o torneio provavelmente durará até seis semanas de trabalho adicional a ser adicionado a uma agenda já lotada. O direito a uma pausa anual garantida tornou-se praticamente inexistente, com a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 sendo realizada durante o único período do ano teoricamente disponível aos jogadores para essa pausa."
O Super Mundial está marcado para o período entre 15 de junho e 13 de julho. Ele será realizado nos Estados Unidos e reunirá 32 times, sendo 12 europeus.
Equipes como Flamengo, Palmeiras e Fluminense estão entre os representantes brasileiros. As equipes ganharam direito por ter sido campeãs da Libertadores entre 2020 e 2024. O campeão do torneio sul-americano este ano também garante vaga no mundial.