Jogos da Juventude são abertos oficialmente com acendimento da pira em Brasília
Serão cerca de 4.700 atletas de até 17 anos que representarão os 26 estados, além do Distrito Federal

João Gabriel Freitas
Começam nesta quinta-feira (11) os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025. O evento chega à capital federal com um recorde de competidores. Serão cerca de 4.700 atletas de até 17 anos que representarão os 26 estados, além do Distrito Federal.
Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos da Juventude são a maior competição entre jovens do Brasil. Disputado há 25 anos, a edição deste ano conta com um número expressivo para o esporte feminino. As meninas serão maioria, com 2.369 atletas frente 2.231 no masculino.
Serão 20 Modalidades esportivas, como Basquete, Vôlei, Atletismo e Tênis de Mesa, com mais de 7.000 pessoas diretamente envolvidas trabalhando no evento.
As disputas serão realizadas em 16 locais diferentes espalhados pelo Distrito Federal. Por exemplo, o atletismo, que começa nesta quinta-feira (11/09), será disputado no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). Já o Vôlei de Praia vai ser no Parque da Cidade, maior parque a céu aberto da América Latina.
Diante disso, o Comitê Olímpico Brasileiro montou, com o apoio da Caixa Econômica Federal, uma estrutura de 33 centros esportivos para receber os atletas. E tudo vai girar em torno do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
O espaço recebeu nesta quarta-feira (10) a cerimônia de abertura oficial dos jogos. O pontapé foi dado com o acendimento da pira olímpica na região central de Brasília. Os responsáveis por este momento foram os e campeões olímpicos Bruninho, do Vôlei, e Arthur Zanetti, da ginástica. Veja as imagens:






Os Jogos da Juventude Caixa Brasília 2025 vão até 25 de setembro.