Isabel Swan será a coordenadora de esportes femininos do Comitê Olímpico
Ela é medalhista olímpica e terá a missão de elaborar projetos para a igualdade de gênero no COB
Alberto Araujo
Rio de Janeiro - A medalhista olímpica Isabel Swan, bronze na vela em Pequim 2008, foi escolhida hoje, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), como a nova Coordenadora de Esportes Femininos da entidade.
A nova área, criada recentemente, deve estar comprometida com a igualdade de gênero. Caberá a Isabel Swan a elaboração de projetos para atletas, treinadoras e gestoras mulheres. O cargo ainda prevê uma análise minuciosa da participação feminina no esporte brasileiro tanto no ambiente competitivo como fora dele.
Para o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, a "criação da Coordenadoria é um passo importante no processo de equidade de gênero no esporte olímpico brasileiro". Para ele, "a escolha de Isabel Swan foi acertada, principalmente por ser uma atleta engajada com o movimento olímpico".
Para Isabel Swan, "trabalhar no COB é uma chance de contribuir com o esporte feminino, dando todo suporte possível para que as mulheres possam desenvolver seus trabalhos". Para assumir o cargo a medalhista renunciou à Comissão de Atletas do COB.
Isabel Swan foi escolhida para o cargo através de um processo seletivo, no qual diversos outros atletas olímpicos participaram mandando seus currículos. A escolha da medalhista se deu pela sua experiência e perfil de liderança.
Atualmente, 55% do quadro de funcionários do COB são ocupados por mulheres. Sete cargos diretivos da entidade também são ocupados pelas mulheres. Nos últimos anos uma série de ações foi realizada pelo COB, no sentido da prevenção e enfrentamento ao assédio e abuso no esporte feminino, com o apoio da ONU Mulheres.