"Você não vai ser substituído pelo robô, mas por uma pessoa que entende mais de robô que você", diz Marc Tawil
O estrategista de comunicação e top 1 no LinkedIn Brasil conversou com João Kepler no 56º episódio do videocast do SBT News; assista!
João Carlos Coutinho
"Às vezes a gente tem a oportunidade, mas não tem a qualificação para isso", refletiu o estrategista de comunicação Marc Tawil, voz mais influente em comunicação no LinkedIn Brasil e 48ª personalidade do LinkedIn Global, em conversa com João Kepler no 56º episódio do Pivotando.
Ao longo do bate-papo, Marc compartilhou sua trajetória profissional, insights sobre o futuro do trabalho e a importância de uma comunicação assertiva. Tawil, que começou sua carreira na imprensa tradicional, passou 17 anos em grandes veículos como Jovem Pan, BandNews e Estadão, até decidir empreender e criar sua própria agência de comunicação. Hoje, ele é uma das maiores influências em comunicação no LinkedIn Brasil e no mundo.
Durante a entrevista, Tawil abordou sua transição de colaborador para empreendedor e destacou o conceito de "pivotar", que descreve como mudanças estratégicas em sua carreira que o levaram ao sucesso atual. Ele explicou que o etarismo que enfrentou na redação o motivou a empreender, além da falta de perspectiva de crescimento nas empresas de comunicação da época.
"O que me motivou foi a liberdade de tempo e a liberdade financeira", afirmou Marc Tawil.
Ele destacou que, apesar de os desafios serem grandes, empreender oferece a oportunidade de controlar a própria agenda e buscar crescimento financeiro.
Marc dá três conselhos para quem busca uma transição de carreira. O primeiro é identificar suas potencialidades e avaliar se você está trabalhando com elas. O segundo é estudar e se qualificar: "Às vezes temos a oportunidade, mas não a qualificação necessária". O terceiro é definir seu objetivo, traçar o caminho para alcançá-lo e se cercar de pessoas que possam ajudar nesse processo, conclui ele.
Marc Tawil relembrou um momento marcante da pandemia que o fez perceber a importância de ter um tema próprio. Em 2020, com sua agência, ele notou o crescimento das lives e a enxurrada de curtidas nas redes sociais, mas, mesmo tendo um público, não foi convidado para participar de nenhuma live nos primeiros dois meses. Foi então que compreendeu que o problema não estava nos outros, mas nele próprio: ele não tinha um tema definido. Sempre levantava a bola para os outros, criando pautas para eles, mas nunca para si mesmo. Essa compreensão o levou a se reposicionar.
Outro ponto importante discutido foi o conceito de "comunicação assertiva". Segundo Tawil, assertividade não significa "acertar", mas sim ter autoconfiança e saber se comunicar de forma clara e respeitosa, sem agressividade ou passividade.
Marc Tawil: "Uma pessoa assertiva é uma pessoa que quer entender, é uma pessoa que tem uma postura adulta".
Ele também detalhou os diferentes estilos de comunicação, como o agressivo, que dá tapa na mesa, o passivo-agressivo, aquele que debocha, e o passivo que fica "engolindo sapo" até explodir. Esses tipos podem prejudicar a troca de informações nas empresas.
Quando questionado sobre o futuro do trabalho, Tawil ressaltou a importância de abraçar a tecnologia, especialmente a inteligência artificial: "Você não precisa ser programador, mas precisa entender que o mundo mudou".
Marc Tawil: "Você não será substituído por um robô, mas por alguém que entende mais de robôs do que você".
Tawil alerta para a necessidade de adaptação constante às novas tecnologias.
"Se você não usar o chatGPT, azar é teu, porque o teu concorrente já está usando".
Ele também destacou a tendência de digitalização e a flexibilidade que o modelo "anywhere office" pode oferecer, permitindo que profissionais trabalhem de qualquer lugar do mundo.
Por fim, Marc Tawil falou sobre as habilidades necessárias para o futuro do trabalho, as chamadas "reals skills", que vão além das hard e soft skills. Ele defendeu a importância de desenvolver habilidades híbridas, como autoconhecimento, autocuidado e uma combinação de excelência técnica com habilidades interpessoais.
Assista ao bate-papo completo com o estrategista de comunicação, top 1 em comunicação no LinkedIn Brasil, Marc Tawil, no 56º episódio do Pivotando: