Veja destaques da sabatina de Simonard, candidato do PCO à prefeitura do Rio
Henrique Simonard foi o primeiro a ser entrevistado pela apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito, na 6ª edição do Movimento Rio em Frente
O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido da Causa Operária (PCO), Henrique Simonard, de 26 aos, foi o primeiro sabatinado da 6ª edição do Movimento Rio em Frente, uma iniciativa da Fecomércio RJ, realizada pelo SBT em parceria com os jornais O Dia e Meia Hora e a revista Veja Rio.
+ Henrique Simonard, candidato à prefeitura do Rio pelo PCO, é sabatinado; assista
Durante a sabatina, conduzida pela apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito, o candidato, que é o mais novo da disputa, destacou seu plano, caso eleito.
Veja os destaques:
- Educação
Questionado sobre o plano de garantir que apenas profissionais da educação trabalhem no setor, Simonard disse que o principal objetivo é garantir que os professores tenham total liberdade de ensinar aos alunos o que foi planejado, sem interferências do governo. O candidato criticou o governo Jair Bolsonaro por tentar direcionar os professores.
O candidato ressaltou que também quer aumentar o número de escolas com ensino integral na cidade do Rio de Janeiro. "A gente sabe que isso é muito importante para as mães. Saber que o filho está na escola, que o filho está sendo bem cuidado, está tendo as refeições que ele precisa ter", detalhou o candidato.
- Saúde
Segundo Henrique Simonard, a saúde no município do Rio de Janeiro precisa de um orçamento maior para construir novos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAS) e contratar médicos e enfermeiros.
"O Rio de Janeiro é uma cidade que tem uma população muito concentrada. Ainda mais nas zonas mais pobres... os hospitais estão sempre lotados. Os [hospitais] que a gente tem precisam melhorar e muito", disse.
- Transportes
O jornalista criticou o metrô Rio. "É um transporte muito precário e muito caro", disse o jornalista sobre o transporte subterrâneo,
Henrique Simonard comparou o sistema de metrô do Rio de Janeiro com o de São Paulo: "O metrô do Rio de Janeiro começou a ser construído ao mesmo tempo que o metrô de São Paulo. E o metrô de São Paulo é 5, 7 vezes maior que o do Rio de Janeiro. O do Rio de Janeiro é uma linha e meia praticamente."
"Você tem que ter um metrô que cubra a maior do Rio de Janeiro e tem projetos para isso. É uma concessão estadual. Então, você tinha projetos inicialmente em que o metrô passava por debaixo da Baía de Guanabara e ia até Niterói", propõe.
- Segurança
Para a segurança, o candidato criticou o que chamou de "perseguição" aos trabalhadores ambulantes.
"O ambulante, a pessoa que está nessa condição, está ali porque é a melhor escolha que ela tem naquele momento...É onde ela vai conseguir levar a comida pra casa, às vezes pagar a comida dela e ter uma mínima condição de sobrevivência, que, muitas vezes, nem digna é. Então precisa parar a perseguição aos comerciantes no centro da cidade", conclui Henrique Simonard.