Publicidade

Eleições Municipais 2024: Maria do Rosário lidera com 30,2% das intenções de voto em Porto Alegre, diz pesquisa

Atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), aparece na sequência, com 24,8%; conheça os oito pré-candidatos à prefeitura da capital gaúcha

Eleições Municipais 2024: Maria do Rosário lidera com 30,2% das intenções de voto em Porto Alegre, diz pesquisa
Porto Alegre segue em situação de calamidade devido a fortes chuvas que atingiram a cidade | Câmara dos Deputados/ALRS/CMPA
Publicidade

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) lidera a corrida pela prefeitura de Porto Alegre, de acordo com pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (20). O atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar.

É o primeiro levantamento de intenções de voto para a prefeitura da capital gaúcha após a tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A cidade segue em situação de calamidade – e voltou a ficar em estado de alerta por risco de alagamento.

Maria do Rosário tem 30,2% das intenções de voto, e Sebastião Melo, 24,8%. Na sequência aparecem Any Ortiz (Cidadania), com 9,1%; Comandante Nádia (PL), com 8,5%; Juliana Brizola (PDT), com 8,2%; Felipe Camozzato (Novo), com 6,7%; Fabiana Sanguiné (PSTU), com 1,3%; e Doutor Thiago Duarte (União), com 1,3%. Brancos e nulos somam 7,9%. Os que não sabem são 2%.

A pesquisa entrevistou 1.798 eleitores, por meio de recrutamento digital aleatório, entre 9 e 14 de junho. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RS-09253/2024. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Eleições municipais 2024

O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 6 de outubro. Em Porto Alegre, a disputa pela prefeitura já mobiliza oito pré-candidatos – só podem ser chamados "candidatos" os nomes que forem confirmados por convenção partidária e registrarem a candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o prazo de 15 de agosto.

Se for necessário, o segundo turno das eleições municipais vai acontecer no dia 27 de outubro.

Conheça abaixo os oito pré-candidatos à prefeitura da capital gaúcha

Any Ortiz (Cidadania)

Any Ortiz-Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Any Ortiz-Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada federal desde 1º de fevereiro de 2023, eleita com 119.039 votos, Any Machado Ortiz nasceu em 19 de outubro de 1983, em Canoas (RS). Graduou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Foi vereadora de Porto Alegre de 2013 a 2014 e deputada estadual do RS de 2015 a 2023. Foi filiada ao PSDB de 2008 a 2011, ano que se filiou ao Cidadania.

Comandante Nádia (PL)

Comandante Nádia-Ederson Nunes/CMPA
Comandante Nádia-Ederson Nunes/CMPA

Vereadora de Porto Alegre desde 2017, eleita para o atual mandato com 11.172 votos pelo DEM, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard nasceu em 26 de maio de 1968, em Porto Alegre. É formada em letras, se especializou em psicologia escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e já foi professora alfabetizadora.

É tenente-coronel da Brigada Militar, na qual ingressou em 1989 e atuou por 27 anos, na linha de frente do policiamento ostensivo. Em 2007, como major, foi a primeira mulher designada para comandar um batalhão da Polícia Militar na história do RS. Foi secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, na gestão Nelson Marchezan Jr.

Fabiana Sanguiné (PSTU)

Fabiana Sanguiné-Reprodução/Facebook
Fabiana Sanguiné-Reprodução/Facebook

Auxiliar de enfermagem, Fabiana Sanguiné nasceu em 26 de setembro de 1977, em Porto Alegre. Trabalha no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, na capital gaúcha.

Foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS), conselheira do CORES/SAÚDE (Conselho de Representantes Sindicais) e integra o Movimento de Mulheres em Lutas (MML).

Felipe Camozzato (Novo)

Felipe Camozzato-Divulgação/Novo
Felipe Camozzato-Divulgação/Novo

Deputado estadual do Rio Grande do Sul desde 1º de fevereiro de 2023, eleito com 39.517 votos, Felipe Zortea Camozzato nasceu em 9 de janeiro de 1988, em Nova Bassano (RS). Possui bacharelado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ainda especialista em finanças pela instituição de ensino e pós-graduado em liderança competitiva global pela Georgetown University, dos Estados Unidos.

Foi vereador de Porto Alegre de 1º de janeiro de 2017 a 31 de janeiro de 2023. É filiado ao Novo desde 2015. Atuou como presidente da consultoria empresarial PS Júnior, coordenador internacional da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, gerente sênior de projetos na Confederação Europeia de Empresas Juniores, diretor-geral na Energias Renováveis Gerais, entre outras ocupações.

Juliana Brizola (PDT)

Juliana Brizola-Reprodução/PDT
Juliana Brizola-Reprodução/PDT

Ex-deputada estadual do Rio Grande do Sul, Juliana Brizola nasceu em 3 de agosto de 1975, em Porto Alegre. É neta do ex-governador do RS Leonel Brizola, que fundou o PDT, ao qual Juliana é filiada desde 1993.

Graduou-se em direito pela Universidade Santa Úrsula (USU) e se especializou em ciências criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi secretária municipal da Juventude de Porto Alegre na gestão José Fogaça.

Foi vereadora da capital gaúcha de 2009 a 2011 e deputada estadual de 2011 a 2023.

Maria do Rosário (PT)

Maria do Rosário-Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Maria do Rosário-Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputada federal pelo Rio Grande do Sul desde 1º de fevereiro de 2003, eleita para o atual mandato com 151.050 votos, Maria do Rosário Nunes nasceu em 22 de novembro de 1966, em Veranópolis (RS). Formou-se em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e tem mestrado em educação e violência infantil e doutorado em ciência política pela mesma instituição.

Foi professora da rede pública municipal de Porto Alegre e estadual. Atuou como vereadora da capital gaúcha de 1º de janeiro de 1993 a 31 de janeiro de 1999, e como deputada estadual do RS de 1º de fevereiro de 1999 a 1º de fevereiro de 2003. Coordenou o programa de governo nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Políticas para as mulheres na primeira eleição presidencial de Dilma Rousseff (2010).

Foi ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil 1º de janeiro de 2011 a 1º de abril de 2014, no governo Dilma. É segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados desde 1º de fevereiro de 2023. É filiada ao PT desde 1994. De 1985 até aquele ano, foi filiada ao PCdoB.

Sebastião Melo (MDB)

Sebastião Melo-Guerreiro/ALRS
Sebastião Melo-Guerreiro/ALRS

Prefeito de Porto Alegre desde 1º de janeiro de 2021, eleito com 370.550 votos no segundo turno, Sebastião de Sousa e Melo nasceu em 24 de julho de 1958, em Piracanjuba (GO). Graduou-se em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Após se formar, trabalhou como advogado e exerceu a função de conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do Rio Grande do Sul.

Foi secretário e conselheiro da Caixa de Assistência dos Advogados do RS. Em 2000, se elegeu pela primeira vez vereador de Porto Alegre. Atuou como vereador da cidade de 1º de janeiro de 2001 a 1º de janeiro de 2013. Presidiu a Câmara Municipal de 2008 a 2009.

Foi vice-prefeito de Porto Alegre de 1º de janeiro de 2013 a 1º de janeiro de 2017, na gestão de José Fortunati. Atuou como deputado estadual do RS de 1º de fevereiro de 2019 a 1º de janeiro de 2021. É filiado ao MDB desde 1981.

Thiago Duarte (União)

Thiago Duarte-Reprodução/Facebook
Thiago Duarte-Reprodução/Facebook

Deputado estadual do Rio Grande do Sul desde 1º de fevereiro de 2019, eleito para o atual mandato com 27.814 votos, Thiago Pereira Duarte nasceu em 14 de junho de 1972, em Porto Alegre. É formado em direito e, desde 2005, é perito médico legista.

Foi vereador da capital gaúcha de 2008 a 2018. Presidiu a Câmara Municipal em 2013. É filiado ao União Brasil desde 2022. Foi filiado ao PDT, de 2003 a 2016, e ao DEM, de 2016 a 2021.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Eleições
Política
Porto Alegre
Rio Grande do Sul

Últimas notícias

Homem causa acidente fatal e tenta fugir a pé em Niterói (RJ)

Homem causa acidente fatal e tenta fugir a pé em Niterói (RJ)

Motorista tentou fugir com um cachorro no colo, mas foi detido pela polícia
Candidatos à Prefeitura de São Paulo comentam pesquisa eleitoral do Datafolha

Candidatos à Prefeitura de São Paulo comentam pesquisa eleitoral do Datafolha

Líderes na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal repercutiram os números da pesquisa
Reclamações contra planos de saúde quadruplicam em 5 anos, indica levantamento da ANS

Reclamações contra planos de saúde quadruplicam em 5 anos, indica levantamento da ANS

Planos são denunciados por atrasos em cirurgias de urgência - queixas por procedimentos negados aumentaram 200%
Conselho Tutelar acompanhava menina encontrada morta em lixeira no RS desde 2023

Conselho Tutelar acompanhava menina encontrada morta em lixeira no RS desde 2023

Inquérito revela que Kerollyn Ferreira estava em acompanhamento psicossocial, mas tratamento foi abandonado
Condenados pelo Tribunal do Júri deverão ser presos imediatamente, decide STF

Condenados pelo Tribunal do Júri deverão ser presos imediatamente, decide STF

Tese defendida por seis ministros deve começar a valer nos próximos dias
Marco temporal: Pensei que Congresso não teria coragem de manter, diz Lula

Marco temporal: Pensei que Congresso não teria coragem de manter, diz Lula

Presidente participou de cerimônia em comemoração ao retorno de manto Tupinambá ao Brasil
Cristiano Ronaldo bate 1 bilhão de seguidores e se torna primeiro jogador a atingir marca

Cristiano Ronaldo bate 1 bilhão de seguidores e se torna primeiro jogador a atingir marca

A marca o tornou o primeiro jogador de futebol da história a alcançar esse número de seguidores
Lula promete tirar ocupantes de área indígena em celebração ao retorno do manto Tupinambá ao Brasil

Lula promete tirar ocupantes de área indígena em celebração ao retorno do manto Tupinambá ao Brasil

Comitiva Tupinambá com 170 pessoas veio da Bahia para se encontrar com o item sagrado
Pai de criança morta em acidente pede que Trump pare de usar nome do filho em campanha

Pai de criança morta em acidente pede que Trump pare de usar nome do filho em campanha

Aiden Clark morreu, aos 11 anos, atropelado por um imigrante haitiano em 2023, em Springfield, no estado de Ohio
Equipe de prefeita do União Brasil agride jornalistas de afiliada do SBT

Equipe de prefeita do União Brasil agride jornalistas de afiliada do SBT

Integrantes da campanha de Patrícia Lopes, que tenta a reeleição, empurraram repórter e cinegrafista durante evento em Presidente Figueiredo, no Amazonas
Publicidade
Publicidade