Eleições Municipais 2024: prefeito de Belo Horizonte revela câncer, mas segue na disputa; veja pré-candidatos
Pré-candidato não atrelado a Lula ou Bolsonaro liderou pesquisa, enquanto prefeito está longe da liderança; conheça nomes
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), revelou, nesta quinta-feira (4), que enfrenta um câncer, mas que seguirá em campanha à reeleição. Em coletiva de imprensa, anunciou que foi detectado um linfoma não Hodgkin (LNH) após exames de rotina. Ele já passou por cirurgia e está em tratamento. Essa notícia pode impactar a corrida para a prefeitura de BH nas eleições municipais de 2024.
A polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode não ser o ponto central da disputa. Um novo nome, não atrelado aos políticos, despontou na pesquisa Quaest de junho, em avaliação de vários pré-candidatos.
+ Partidos terão valor recorde de quase R$ 5 bilhões para eleições municipais
Mauro Tramonte (Republicanos) é deputado estadual e alcançou 25% das intenções de voto como possível cotado para a prefeitura de BH. O levantamento, divulgado em 11/6, também o coloca na liderança em todos os cenários da capital mineira.
Na sequência, há um empate técnico entre o deputado Bruno Engler (PL), apoiado por Bolsonaro, e deputado estadual João Leite (PSDB). Ambos marcam 11% das intenções de voto.
Outros três nomes aparecem em continuidade, com 9% das intenções, e também em empate técnico: o atual prefeito que tenta a reeleição, Fuad Noman (PSD), a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o senador Carlos Viana (Podemos).
Noman chegou ao cargo após o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) renunciar para concorrer ao governo mineiro, em 2022. No segundo turno daquele ano, o prefeito anunciou apoio à corrida do presidente eleito, Lula, mas agora marca posição de não ser aliado do petista ou de Bolsonaro.
No mesmo sentido de afastamento, Tramonte na liderança da pesquisa mostra uma quebra de polarização: ele alcançou 27% das intenções de voto entre os que afirmaram ter votado no presidente Lula no segundo turno das últimas eleições, além de 24% de eleitores que votaram em Bolsonaro. Ele também tem mais apoio entre quem votou branco ou nulo, com 29% das intenções de voto.
Entre outros candidatos mensurados estão o deputado federal Rogério Correia (PT), com 6%, e a deputada Bella Gonçalves (PSOL), com 2%. O vereador Gabriel Azevedo (MDB), que preside a Câmara Municipal de Belo Horizonte, também marca 2%. Outros candidatos estão na marca de 1% das intenções de voto. São eles: Luisa Barreto (Novo), Ana Paula Siqueira (Rede), que já saiu da disputa e uniu candidatura à de Duda Salabert, e o ex-vice-governador de MG Paulo Brant (PSB).
A edição da pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral em 5 de junho, com o número MG-00125/2024. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores, entre 5 e 8 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Conheça os pré-candidatos à prefeitura de BH
Em ordem alfabética, o SBT News lista 13 nomes indicados na corrida para a prefeitura mineira. Mudanças podem ocorrer até 15 de agosto, último dia para alterações por parte das legendas para confirmação dos nomes junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições estão previstas para 6 de outubro.
Bella Gonçalves (PSOL)
Cientista política, a pré-candidata pelo PSOL é deputada estadual em Minas Gerais e já foi vereadora de Belo Horizonte. Entre as pautas que defende, estão o direito à cidade, pautas ligadas aos direitos humanos e à mobilidade.
Bruno Engler (PL)
O pré-candidato do Partido Liberal foi o deputado mais votado para o estado de Minas Gerais nas últimas eleições, com 637.412 votos, e é apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro. Entre as pautas de defesa, estão temas ligados à segurança e contra doutrinação em escolas.
Carlos Viana (Podemos)
Senador, o pré-candidato pelo Podemos é jornalista e defende temas relacionados à infraestrutura, como aumento de malha rodoviária e programas habitacionais. Também propõe soluções em transporte coletivo para a capital mineira.
Duda Salabert (PDT)
Pré-candidata pelo Partido Democrático Trabalhista, ela já foi vereadora de Belo Horionte e atualmente é deputada federal, a primeira trans eleita por Minas Gerais, com 208.265 votos. Entre os temas de defesa, estão pautas educacionais, como valorização de professores.
Fuad Noman (PSD)
Atual prefeito, Noman tentará a reeleição. Ele era vice-prefeito e assumiu o cargo após o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) renunciar para concorrer ao governo mineiro, em 2022. Economista, já foi secretário da Fazenda e defende o combate a enchentes. No passado, apoiou a candidatura do presidente Lula, mas agora se coloca de forma ponderada entre o presidente e Bolsonaro. No começo de julho, revelou tratamento de câncer, mas continua na disputa à reeleição.
Gabriel Azevedo (MDB)
O pré-candidato pelo MDB está no segundo mandato como vereador e, atualmente, preside a Câmara Municipal de Belo Horizonte. É jornalista, publicitário e advogado e atua em defesa da saúde e de programas habitacionais.
Indira Xavier (UP)
Nascida em Maceió (AL), a candidata da Unidade Popular atua como ativista de direitos humanos e militante de movimentos sociais. Trabalha como coordenadora da Casa de Referência da Mulher Tina Martins e do Movimento Olga Benário. Nas eleições gerais de 2022, concorreu ao governo de MG.
João Leite (PSDB)
O candidato do PSDB tem 68 anos, já foi vereador de BH e é deputado estadual desde 1995 em MG. Ex-atleta de futebol, atuou como goleiro do Atlético Mineiro nos anos 1970 e 1980 e também tem graduação em história. Atuou como secretário de Esportes (1993-1994) e de Desenvolvimento Social e Esportes (2003-2004) no governo mineiro. Vai tentar a prefeitura de BH pela quarta vez.
Luisa Barreto (Novo)
Graduada em políticas públicas e gestão governamental, a pré-candidata pelo partido Novo é a atual secretária de Planejamento e Gestão. Entre as pautas que defende, propõe mudanças no transporte e novos investimentos por meio de privatizações.
Mauro Tramonte (Republicanos)
Último nome indicado como pré-candidato por um partido mineiro, Mauro Tramonte é deputado estadual em segundo mandato. Ele já atuou por anos como apresentador de televisão e defende pautas ligadas ao turismo e à cultura.
Paulo Brant (PSB)
Ex-vice-governador de Minas Gerais, no primeiro governo de Romeu Zema, o pré-candidato do PSB é engenheiro e economista e defende pontos como segurança e adequações ligadas para atender a população em situação de rua.
Rogério Correia (PT)
Deputado federal em segundo mandato, o político é pré-candidato pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). No passado, foi deputado estadual e vereador. Defende programas sociais e obras de saneamento, e é aliado do presidente Lula.
Wanderson Rocha (PSTU)
O pré-candidato pelo PSTU é professor e já presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal. Entre as pautas de defesa, estão questões ligadas aos trabalhadores e participação popular em políticas públicas.